‘Humor’ advindo do ‘blackface’ praticado por Trudeau pode ser tudo, menos inocente

Caso do primeiro-ministro pôs luz sobre o privilégio de brancos de ignorar as pautas e produções intelectuais negras

Por Hélio Menezes, da Folha de São Paulo

O premiê canadense em foto de 2001, em que aparece com rosto pintado de marrom. ( Foto: HO / AFP)

O antropólogo e crítico de arte Hélio Menezes escreveu, a pedido da Folha, artigo de opinião no qual argumenta que o gesto racista do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, é condenável.

Em oposição, o escritor e doutor em ciência política João Pereira Coutinho traz artigo no qual se coloca a favor do direito de defesa do primeiro-ministro. Seu texto pode ser lido neste link.

Leia, abaixo, o texto de Hélio Menezes.

O “blackface” começou a aparecer de maneira sistemática nas primeiras décadas do século 19, em shows de menestréis e peças de “humor” no teatro dos EUA, em plena vigência do modelo escravista.

A prática, realizada a partir da atuação de atores brancos com o rosto pintado de preto, consistia em ridicularizar personagens afro-americanos, sobretudo escravizados, apresentando-os como preguiçosos, malvados, subservientes ou ardilosos.

Desde então, o “blackface” vem sendo reproduzido em peças, filmes e publicações, apresentando-se sob novas formas e linguagens no cotidiano, em caraterizações supostamente humorísticas, como a “Nega Maluca”, mas que na realidade só reforçam e criam novas violências simbólicas sobre grupos sociais e raciais já excluídos e marginalizados.

Nos últimos dias, o assunto voltou a ser tema de discussão internacional, após a divulgação de fotografias do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, com o rosto pintado de preto.

O politico admitiu o erro, do qual se desculpou sob a alegação de não compreender, mesmo sendo docente de uma escola privada à época, que se tratava de uma prática historicamente racista.

O “humor” advindo dessa prática pode ser tudo, menos inocente: ao distorcer características físicas e culturais de origem africana, o “blackface” normaliza e torna “natural” um tipo de imagem e de imaginação sobre pessoas negras que integram uma longa tradição colonial de desumanização, reduzindo-as a tipos, personagens genéricos, fantasias a serem vestidas.

Ao passo que reforça, por contraste relacional, um imaginário social do branco como superior, cultivado e universal.

Nas entrelinhas desse tipo de humor, ecoa a presunção, talvez inconsciente, mas inconfessável, da plateia em se colocar em oposição àqueles que são o alvo do riso, dessa prática que o jurista Adilson Moreira acertadamente cunhou de “racismo recreativo”.

A reiteração do “blackface” produz, ainda, maior dificuldade de inserção de atores negros na produção cultural, garantindo uma boa reserva de mercado a atores brancos, que passam a interpretar (e a lucrar com) todo tipo de personagem, mesmo os afrodescendentes.

O gesto do premiê canadense reacendeu o debate sobre a dimensão estrutural do racismo, que se manifesta mesmo em gestos não deliberados.

E, por conseguinte, pôs luz sobre o privilégio de sujeitos brancos como Trudeau —abastado, influente, com acesso aos melhores cursos universitários— de ignorar as lutas, pautas e produções acadêmicas e intelectuais negras, chegando com (muito) atraso a um debate já antigo.

Afinal, a objeção a esse tipo de prática vem sendo realizada há muito tempo; não se trata, definitivamente, de uma novidade ou discussão recente.

No Brasil, ao menos desde a década de 1940, ativistas e intelectuais negros vêm criticando de maneira contundente o uso de maquiagem em artistas brancos visando a mimetizar tons de pele negra.

Vale lembrar, por exemplo, que Abdias Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro, em 1944, justamente após ter visto, naquele mesmo ano, uma montagem da peça “O Imperador Jones”, de Eugene O’Neill, na qual um ator branco interpretava o personagem principal com o rosto pintado de preto.

No ano seguinte, o TEN apresentou a mesma peça, dessa vez com um elenco inteiramente negro, no Teatro Municipal do Rio, acompanhado de críticas cada vez mais fortes a esta e outras práticas preconceituosas no campo das artes.

Críticas que a intelectualidade e a classe artística brancas no Brasil, tal como Trudeau, talvez só mais recentemente tenham começado a se inteirar.

O agora, porém, é sempre o melhor momento da mudança, da ampliação do olhar e da bibliografia.

James Baldwin tinha razão. “Nem o amor nem o terror deixam a gente cega: só a indiferença faz isso.”

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Adolescente chamada de “macaca” ganha bolsa em escola particular

Diretora de colégio no Boqueirão procurou a mãe e...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Polícia abre inquérito para investigar ofensa racista a professor de colégio da Unicamp

Ataques foram deixados no escaninho do docente na quarta-feira...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=