I Festival Literário Internacional de Itabira começa nesta quarta-feira, dia 27

Idealizado por Afonso Borges com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Flitabira terá formato híbrido, com transmissão 24 horas pelo YouTube e protagonismo ao maior poeta brasileiro: Carlos Drummond de Andrade

FONTEPor Juliana Gola, enviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

Entre os convidados estão: Mia Couto, Thiago Amparo, Valter Hugo Mãe, Eliana Alves Cruz, Ailton Krenak, José Miguel Wisnik, Itamar Vieira Junior, Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, Tom Farias, Bruna Lombardi, Humberto Werneck e Tatiana Salem Levy

Uma cidade que  existe como entidade poética antes mesmo de pisarmos em suas ruas. Assim é Itabira, presente em todas as obras de Carlos Drummond de Andrade, que agora ganha seu primeiro Festival Internacional de Literatura – Flitabira-, idealizado pelo jornalista Afonso Borges, em uma iniciativa do Instituto Cultural Vale. “Eu brinco que pretendo transformar Itabira em Dublin, por causa de James Joyce. Mas quanto mais conheço Itabira descubro que ela já é Dublin”, diz ele que é também o responsável pela curadoria. “Itabira é, por vocação e destino, uma cidade literária. CDA escreveu sobre ela durante toda a sua vida, citando em contexto afetivo, social e, principalmente, ambiental. O sonho de fazer um festival literário por lá é apenas decorrência deste amor natural”, completa.

“Para nós, do Instituto Cultural Vale, é uma alegria contribuir com a realização deste primeiro Festival Literário Internacional  de Itabira.  É especialmente simbólico celebrar a cultura no lugar onde nasceu Drummond, e que também é berço da Vale. Desejamos que essa experiência se multiplique em muitos encontros, aprendizados e descobertas, e que mais pessoas possam ter oportunidades de ampliar suas visões de mundo, por meio da Literatura”, diz Flavia Constant, Gerente Executiva de Investimento Social e Cultura da Vale. O Festival conta também com o apoio da Prefeitura de Itabira, através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Em formato híbrido, com ações locais como programação infantil, lançamentos literários com a presença de autores da cidade, livraria de rua e feira gastronômica, o Flitabira acontecerá de 27 a 31 de outubro, quarta a domingo, encerrando justamente no aniversário de Drummond. O tema central será “A pedra e o sino”, numa alusão ao poema mais importante do século 20, representando importantes simbologias nos diversos contextos políticos e sociais, da “pedra no meio do caminho” e da catedral reconstruída, a Matriz do Rosário, com seu poderoso sino Elias e relógio, que ressoava a cada hora “grave/como a consciência” e cujo som é “para ser ouvido no longilonge/do tempo da vida”, um “som profundo no ar,/[…] que liga o passado/ao futuro, ao mais que o tempo,/e no entardecer escuro/abre um clarão.”

Programação

Sem patronos ou autores homenageados, comuns aos festivais de literatura, Afonso Borges optou por deixar o protagonismo para a cidade e seu filho mais conhecido. “Quem tem Drummond não precisa de Patrono. Todos os anos vamos elencar aspectos de sua obra e iluminá-los”, afirma. “Um Festival literário tem que estar conectado em dois polos: a sintonia com o tempo presente, político, cultural e social e a atualidade do mercado editorial, ou seja, os lançamentos mais recentes dos autores selecionados. Esta mistura compõe o caldo cultural da primeira edição do Flitabira. Sem esquecer da produção cultural local, é claro.”

Para as mesas, a mediação será dividida entre Afonso Borges e Bruna Lombardi, direto da casa onde viveu Drummond, com abertura do escritor moçambicano Mia Couto, apresentação do espetáculo “Sem Lugar”, do grupo de dança Primeiro Ato, baseado na obra do Poeta e show de Maíra Baldia. A programação, de grande diversidade, traz nomes como: José Miguel Wisnik, falando sobre o universo ficcional de Drummond; Itamar Vieira Junior, discorrendo sobre o Brasil de ontem e hoje; Chico Felitti e Tom Farias, sobre as biografias de Elke Maravilha e Carolina Maria de Jesus; Humberto Werneck, que está trabalhando na vida/obra de Drummond; Tatiana Salem Levy e Daniela Schanem, falando sobre a questão da violência contra as mulheres; e Conceição Evaristo sobre o amor aos livros. No escopo da programação estão conversas também com Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, entre mais autores. E, para o encerramento, os convidados são Ailton Krenak e Valter Hugo Mãe. (Veja programação completa abaixo e no site www.flitabira.com.br)

Sobre este momento cultural de retomada, que o país está vivendo, com algumas barreiras, o idealizador Afonso Borges diz: “Só a cultura consegue transitar de forma transversal, por todos as disciplinas. E a literatura, em seu campo material, que é o livro, suga todo este conteúdo que tem o poder de transformar. No fundo, sempre, vale a frase de Nietzche: ‘ideias são forças’. Que sejam, então, na forma de um festival literário, com autores e livros”.

Acervo Corujão do Flitabira

Na programação da madrugada, das 22h às 8h, o Acervo Corujão do Flitabira vai trazer conversas memoráveis do projeto Sempre Um Papo (SUP), além de encontros já gravados dentro do projeto SUP Itabira – Zuenir Ventura, Antônio Fagundes,  Malu Mader, Tony Bellotto,  Padre Fábio Melo, e muitos outros mediados por Afonso Borges e que tem a literatura como eixo central.

O Flitabira começou em março

O Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – vem promovendo ações de incentivo à leitura e à educação em Itabira, desde julho de 2021, quando foi inaugurada, na Praça do Areão, a exposição “Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond”, que ficará em exibição até o dia 31 de outubro de 2021. Além disso, também estão em curso o Prêmio de Redação, voltado a alunos de escolas públicas e privadas de Itabira, e o programa Aulas Livres, do qual podem participar os professores da cidade.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.

Serviço:

Festival Internacional Literário de Itabira – Flitabira

De 27 a 31 de outubro de 2021 – quarta a domingo

Híbrido – Casa de Drummond – Centro Itabira e pelo Youtube Flitabira

*Obrigatório apresentar comprovante de vacina Covid-19 para acesso das atividades presenciais.

Informações: flitabira.com.br Redes sociais @flitabira

PROGRAMAÇÃO FLITABIRA

QUARTA-FEIRA – 27/10/2021

17h – Cortejo Marujadas / Congado

18h – Abertura Portaria Evento

20h – Sinfonia de Sinos

20h10 – Cerimonial de Abertura

20h30 – Cultura pós-pandemia (online)

Danilo Miranda – Mediação:  Afonso Borges 

21h – O mapeador de ausências (online)

Mia Couto – Mediação: Afonso Borges

21h – TEATRO / DANÇA: Primeiro Ato – “Sem Lugar”

Local: Palco Principal

23h – Fechamento do Evento

QUINTA-FEIRA – 28/10/2021

11h – LITERATURA: Drummonzinhos

Local: itinerante

12h – LITERATURA: Drummonzinhos

Local: itinerante

13h – Programação Local

Escrevendo romances  – Ednardo Moraes e Narelly Simões

Local: Palco UFMG

14h – Programação Local

A Poética do Sentimento  – Daniel Cruz Fonseca, Ketlim de Castro e Margareth AlveDuarte

Local: Palco UFMG

15h – Injustiçados (online)

Lucas Ferraz e Lucas Figueiredo – Mediação: Afonso Borges

16h – Programação Local

Noiz por Noiz / Resistências Urbanas  / Thiago SKP / Auíta / Pablo Rocha

Local: Palco UFMG

16h – Extraquadro (online)

Ricardo Aleixo – Mediação: Afonso Borges

(Acervo Sempre Um Papo)

17h – O universo ficcional de Drummond (online)

José Miguel Wisnik – Mediação: Afonso Borges

18h – Literatura Infantil e Música (online)

Tino Freitas e Leo Cunha – Mediação: Afonso Borges

19h – Democracia na Armadilha (online)

Miriam Leitão e Heloisa Starling – Mediação: Afonso Borges

20h – Biografia de Drummond (online)

Humberto Werneck – Mediação: Afonso Borges

(Acervo SUP Itabira)

20h10  – MÚSICA: Luís Felipe

Local: Deck de Drummond

21h – O Amor Pelos Livros e Pela Navegação (online)

Amyr Klink – Mediação: Afonso Borges

21h – MÚSICA: Ana Coutinho

Local: Palco Principal

23h – Fechamento do Evento

SEXTA-FEIRA – 29/10/2021

11h – LITERATURA: Drummonzinhos

Local: itinerante

12h – LITERATURA: Drummonzinhos

Local: itinerante

13h – Programação Local

Entre contos, poesias e crônicas  – Matuzalem José de Souza , Márcio Passos , Claudionor Pinheiro

Local: Palco UFMG

15h – Poetas e a escrita que contornam cidades e eternizam territórios (online)

Márcio Caetano e Mailson Furtado – Mediador: Jozane Faleiro

16h – Programação Local

Poéticas para a vida  – Toninho Aribati, Emerson José Camilo e Maria Geralda dos Prazeres

Local: Palco UFMG

16h – Contando mulheres e lutas (online)

Tatiana Salem Levy e Daniela Schanem – Mediação: Jozane Faleiro

17h – Carolina e Elke – Duas Mulheres Extraordinárias (online)

Chico Felitti e Tom Farias – Mediação: Afonso Borges

18h – Programação Local

Itabira: Identidade, Cultura e Memória  – Cecília Viana Camilo de Oliveira, Gleisson

Santos de Souza Guerra, Roneijober Andrade – Mediação: Rafael

Local: Palco UFMG

18h – O riso dos ratos (online)

Joca Terron – Mediação: Afonso Borges

(Acervo Sempre Um Papo)

19h – A construção do Romance (online)

Sérgio Abranches e Rodrigo Lacerda – Mediação: Afonso Borges

20h – Esperança (online)

Thiago Amparo e Eliana Alves Cruz – Mediação: Afonso Borges

21h – Vasto Mundo (online)

Pedro Drummond e Adriano Fagundes – Mediação: Bruna Lombardi e Afonso Borges

22h – MÚSICA: Rivotrio

Local: Palco Principal

23h – Fechamento do Evento

SÁBADO – 30/10/ 2021

11h – Entrega Prêmio de Redação

Local: Palco UFMG

12h – LITERATURA: Pipoquinhas

Local: Itinerante

13h – Programação Infantil

Entrevias Poéticas / Grupo Viravoltear

Local: itinerante

14h – Literatura ou distopia (online)

Luisa Geisler e Ana Paula Maia – Mediação: Jozane Faleiro

14h – Programação Local

Escrevendo para crianças  – Alzira Souza Cardillo, Josiany Rodrigues Duarte  e Rosa Dalva Nunes Soares

Local: Palco UFMG

15h – Um fascista no divã (online)

Márcia Tiburi e Rubens Casara – Mediação: Simone Paulino

(Acervo Sempre Um Papo)

15h – Programação Local

Minha sala de aula é maior que o mundo: literatura e arte em sala de aula  – Sandra Duarte e Max

Local: Palco UFMG

16h – Programação Local

Tempoética – Algum tempo de poesia – João Brito – Mediação: Max

Local: Palco UFMG

16h – Esperança (online)

Flávia Oliveira e Jefferson Tenório – Mediador: Afonso Borges

17h – Amor aos livros (online)

Conceição Evaristo – Mediação: Afonso Borges 

(Acervo Sempre Um Papo)

17h – MÚSICA: Tumbaitá

Local: Palco Principal

18h – Programação Local

Caminhos Drummondianos: Drummond e a cidade – Danja Sampaio, Graça Lima, Leda Lage  – Mediação: Cecília Viana Camilo de Oliveira

Local: Palco UFMG

19h – Entre o passado e o presente, escrevendo o Brasil (online)

Itamar Vieira Jr.  – Mediação: Bruna Lombardi e Afonso Borges

20h – Qualquer lugar menos agora (online)

João Paulo Cuenca – Mediação: Afonso Borges

(Acervo Sempre Um Papo)

20:10h – MÚSICA: Yago Rios

Local: Palco Principal

21h – O sofrimento é opcional  (online)

Monja Coen e Allan Dias Castro- Mediação: Bruna Lombardi e Afonso Borges

22h – MÚSICA: Sergio Dias

Local: Palco Principal

23h – Fechamento do Evento

DOMINGO – 31/10/2021

11h – Programação Local

Janela da Poesia / Marconi Ferreira / Marlete Rocha / Everton Rocha

Local: Palco UFMG

12h – LITERATURA: Caminhos Drummondianos

Local: Itinerante

12h – Programação Local

Descobrindo o Mundo da Poesia  – Geraldo Magela de Moura e Saulo de Oliveira Campos

Local: Palco UFMG

13h – MÚSICA: Romário Araújo

Show de Drummond a Baiandeira

Local: Palco Principal

14h – Programação Infantil

Entrevias Poéticas/ Grupo Viravoltear

Local: itinerante

15h – O Amor Pela Literatura e Pelos Livros (online)

Gregório Duvivier – Mediação: Afonso Borges

15h – Programação Local

Memórias Literárias  – Rosemary Penido de Alvarenga, Mauro Márcio de Alvarenga  e Karina Penido Rosa

Local: Palco UFMG

16h – LITERATURA: Pipoquinhas

Local: itinerante

16h – Enciclopédia Negra (online)

Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz – Mediação: Afonso Borges

(Acervo Sempre Um Papo)

17h – As doenças do Brasil (online)

Ailton Krenak e  Valter Hugo Mãe – Mediação: Afonso Borges

17h – LITERATURA: Drummonzinhos

Local: itinerante

18h – MÚSICA: Orquestra FCCDA

Local: Palco Principal

19h – MÚSICA: Nandy Xavier

Local: Deck de Drummond

20h – MÚSICA: Maíra Baldaia

Local: Palco Principal

23h – Fechamento do Evento

ACERVO CORUJÃO DO FLITABIRA

QUARTA-FEIRA – 27/10

22h – Antônio Fagundes

23h – Frei Beto e Luiz Schwarcz

0h – Humberto Werneck

1h – Laurentino Gomes

2h – Dijon de Morais

3h – Affonso Cruz

4h – Eugênio Bucci

5h – João Paulo Cuenca

6h – Márcia Tiburi

7h – Frei Beto

QUINTA-FEIRA – 28/10

22h – Zuenir Ventura

23h – João Candido Portinari

0h – Bob Wolfenson

1h – Fabrício Carpinejar

2h – Silvana Gontijo

3h – André Pachá

4h – Edney Silvestre

5h – Flávia Oliveira

7h – Joca Terron

8h – Miguel Nicodelis

SEXTA-FEIRA – 29/10

22h – Padre Fábio de Melo

23h – Bruna Lombardi

0h – Zeca Camargo

1h – Eucanaã Ferraz

2h – Valter Hugo Mae

3h – José Eduardo Agualusa

4h – Gonçalo Tavarres

5h – Pilar Del Rio, Luiz Schwarcz, Carlos Reis

6h – Eugênio Bucci e José Miguel Wisnik

7h – Maria Homem e Caligaris

SÁBADO – 30/10

22h – Tony Belloto e Malu Mader

23h – Stepan Necerssian, Paulo Betti e Antônio Grassi

0h – Tom Farias e Leoni

1h – Lira Neto

2h – Bené Fontelles e Gilberto Gil

3h – Silvio Meira

4h – Marçal Aquino e Tony Belloto

5h – Washington Olivetto

6h – Rosiska Darcy de Oliveira e Izabela Teixeira

7h – Ondjaki e Eric Nepomuceno

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

-+=
Sair da versão mobile