Idris Elba vai bancar documentário sobre racismo na música

FONTEGIZ, por Rayane Moura
Idris Elba (Foto: STEFANIE LOOS/AFP/Getty Images)

Idris Elba revelou seus planos de financiar um documentário sobre a indústria da música que foque em artistas negros. Sabrina Elba, sua esposa, também vai chefiar a produção, que deve sair nas redes BBC e CBC.

“Paid in Full: The Battle for Payback” vai narrar a batalha dos artistas negros na indústria musical. 

Segundo informações do The Hollywood Reporter, o projeto vai destacar como esses músicos ainda lutam pelo reconhecimento financeiro de suas criações, que se tornaram verdadeiros sucessos mundiais.

“Esta é uma história que toca a todos nós. É sobre as pessoas que criaram as trilhas sonoras de nossas vidas na música popular e a dor de sua exploração”, disse Idris Elba, em comunicado. 

“Trata-se também de responsabilizar a indústria da música pela injustiça infligida a gerações de talentos musicais que foram privados de suas recompensas legítimas, tanto financeiramente quanto em termos de status e respeito. No centro disso está a necessidade de fazer reparações – concedendo reconhecimento e pagando o que é devido”, explica o ator. 

“Paid in Full: The Battle for Payback”

A obra vai explorar como negros impulsionaram a cultura da música popular, do jazz e rock and roll ao soul e rap, com seus talentos — e ainda assim foram negados sua parte justa nos lucros e reconhecimento. 

A produção ainda documenta a extensão da injustiça histórica sofrida pelos artistas negros na indústria da música, incluindo a disparidade de lucros recebidos por eles. A série também analisará a desigualdade racial na indústria nos dias atuais e no passado.

Além disso, “Paid in Full: The Battle for Payback” apresenta contribuições do autor e cineasta MK Asante Jr (“Buck: A Memoir”) e Lawrence Lartey, diretor de inovação, indústria e empreendimento da Ravensbourne University London. A série é encomendada pela CBC e BBC, tendo como showrunner David Upshal. O documentário ainda não possui data de estreia.

-+=
Sair da versão mobile