II Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Sobre o encontro

Do Docs

A Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras é fruto das inspirações e do diálogo estabelecidos com a Red de Maestros y Maestras Hilos de Ananse (Bogotá/Colômbia). No Rio de Janeiro, é resultado das apostas de educadoras/professoras negras da educação básica que são, ao mesmo tempo, pesquisadoras (mestrado e/ou doutorado), livre pensadoras e ativistas de coletivos que fazem parte do Movimento Negro Brasileiro.

Com base em um pensamento que nasce na contra-narrativa, o ethos educacional aqui em relevo exige outras definições sobre pedagogia (s). Nesse processo, a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras é parte de um movimento pedagógico dinamizado por sujeitas comprometidas com a agenda onde o debate sobre a educação para as relações étnicorraciais ganha centralidade.

Na segunda edição do encontro o tema proposto para promovermos des-aprendizagens e re-aprendizagens e garantirmos espaços de formação contínua é: “Desafios, protagonismos e identidades de etnoeducadoras negras no contexto da educação básica”.

O intuito é realizarmos uma imersão aceitando desafios tais como as diferentes trajetórias e significados que atravessam nossas identidades como educadoras/professoras. Apostamos numa visão intercultural e colaborativa perseguindo outras identidades de grupo. Indagamos sobre quais as estratégias para formarmos redes e fomentarmos alternativas pedagógicas quando a centralidade é a educação básica e a pesquisa desenvolvida (com a) na escola.

Data e Local

12 de novembro, sábado
09h às 18h
Auditório Paulo Freire
Centro de Ciências Humanas – UNIRIO
Inscrição: R$ 10,00 (a serem pagos no dia)

Formulário de inscrição click aqui

-+=
Sair da versão mobile