Impacto da desigualdade social durante a pandemia é tema de live realizada pelo Prioridade Absoluta, nesta sexta-feira

FONTE Instituto Alana
Divulgação

A atual pandemia tem evidenciado, ainda mais, as desigualdades da sociedade brasileira: segundo o IBGE, um quarto da população está abaixo da linha da pobreza e enfrenta maiores restrições de acesso à internet, saneamento básico, educação, condição de moradia e proteção social. Quase metade das crianças de 0 a 14 anos no país também está nesse grupo e têm seus direitos fundamentais – à escola, à saúde, à vida, etc – violados cotidianamente.

Para conversar sobre essas questões e trazer reflexões sobre a importância de considerar as desigualdades sociais e a absoluta prioridade de crianças e adolescentes, como determina o artigo 227 da Constituição Federal, durante o enfrentamento à pandemia, o programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, realiza a live “Expresso 227: coronavírus: infâncias e desigualdades”, dia 29/5 (sexta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Alana. 

A conversa terá a participação de Suelaine Carneiro, socióloga, mestre em educação e coordenadora da área de educação de Geledés Instituto da Mulher Negra; de Edna Araújo, enfermeira, professora, doutora em Saúde Pública e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e Natália Neris, gestora de políticas públicas, mestre em Direito e Desenvolvimento, coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab. A mediação será feita por Renata Assumpção, coordenadora de comunicação do programa Prioridade Absoluta.

“A sociedade brasileira é profundamente desigual. E os impactos do coronavírus serão vivenciados, também, de maneira muito desigual e perversa, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social. Quase metade das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil estão abaixo da linha da pobreza. Como fica a educação a distância, quando não temos internet para todos? E a qualidade desse ensino? Como fica o acesso à saúde?”, questiona Pedro Hartung, coordenador do programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana. 

Sobre o Prioridade Absoluta

Prioridade Absoluta é um programa do Instituto Alana criado com a missão de dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal, que coloca crianças e adolescentes como absoluta prioridade das famílias, da sociedade e do Estado. Por meio de suas atividades, busca informar, sensibilizar e mobilizar pessoas, famílias, organizações, empresas e o poder público para que assumam, de forma compartilhada, este dever constitucional. 

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Relacionamento com a imprensa

2PRÓ Comunicação 

alana@2pro.com.br 

Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone 

Tels. (11) 3030.9437 / 9464 / 9437

Maio / 2020

-+=
Sair da versão mobile