Imperialismo em chamas: Sem justiça, sem paz!

FONTEPor Gustavo Rocha (AfroGuga), em seu Facebook
Reprodução/Facebook

A sensação é sensacional, como diria nosso amigo rapper Djonga, mas os motivos são muito tristes, afinal, quem não gostaria de ver os racistas sendo queimados e ardendo em fogo? Sim, parece macabro demais, mas é a revolta de centenas de anos de violências contra o povo das américas sendo externalizada, enquanto o capitalismo segue queimando em brasa, aguardando a próxima vítima do racismo estrutural (que retroalimenta o sistema opressor racista) para entrar em chamas.

Minessota em chamas, Kenosha em chamas, EUA em chamas e o Brasil está em brasas ( sim, as coisas por aqui são diferentes) porém não menos graves, pois as fogueiras podem ser gigantes( e nem estou falando das queimadas criminosas da Amazônia).

Os protestos em Kenosha, no estado americano de Winconsin, depois de viralizar o vídeo em que Jacob Blake (jovem negro de 29 anos) é brutalmente atacado com sete tiros pelas costas, diante de seus três filhos, trazem novamente para o centro do debate, os levantes antirracistas e os gritos de revolta, de uma sociedade que não tolera mais o racismo como lógica operacional do Estado.

 Blake é mais uma vítima negra do racismo institucionalizado nas policias americanas, assim como Breonna Taylor, George Floyd, Eric Garner e muitos outros, revelando que o povo negro por lá (assim como por aqui) também não consegue respirar e nem ter paz, há muito tempo. Vale destacar, que as grandes aliadas nesse caos tem sido as tecnologias (algo bastante simbólico para a terra do Tio San) pois elas possibilitam captar imagens como provas dos abusos policiais, utilizando as redes sociais como fontes de denúncia e fazendo viralizar, um verdadeiro ciclo sistêmico que devasta as famílias e comunidades negras.

Isso revela outro dado importante: a sociedade deixou de ser omissa e não aceita mais a podridão do sistema policial americano, que ainda segue tratando as pessoas negras como se não fossem humanas, pois a qualquer momento um registro de abuso policial pode ser feito e/ou de qualquer outro caso, que envolva algum episódio de racismo (fica a dica brasileiros e brasileiras antirracistas!).

Teremos de aguardar as eleições de 3 de novembro, para saber qual será a resposta da sociedade imperialista frente a todos esses escândalos envolvendo questões raciais nos EUA, pois como disse o democrata Joe Biden (rival do capitão Trump) “ esses tiros perfuram a alma da nossa nação”. Sendo menos poético que Biden, eu diria que os tiros estão perfurando “coincidentemente”, os corpos afro-americanos e que realmente a sensação de ver a nação norte-americana em chamas, é sensacional, pois enquanto não houver justiça, não haverá paz!

Gustavo Rocha (AfroGuga) – Ativista Social,militante do Coletivo Juntos e da corrente MES/ PSOL Santa Maria/RS.
-+=
Sair da versão mobile