“Incêndio na estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi terrorismo religioso”, diz Mãe Márcia de Ogum

Enviado por / FonteDo Brasil 247

“Eu não posso imaginar que tenha sido apenas um ato de vandalismo”, diz a líder candomblecista sobre o ato ocorrido em Salvador

 Em entrevista à TV 247, a professora aposentada e líder candomblecista Mãe Marcia de Ogum fez duras críticas ao ato de vandalismo na Bahia contra o monumento em homenagem à yalorixá Mãe Stella de Oxóssi, que foi incendiada no último domingo (4) em Salvador (BA). A líder religiosa diz que não foi apenas um ato de vandalismo, mas de terrorismo religioso.

“É intolerância religiosa e é racismo, porque Candomblé não é só uma religião, é um legado cultural de África. É muito triste porque a gente percebe um ódio em quem praticou o incêndio”, completou.

A obra é composta por duas esculturas, uma de Mãe Stella, em tamanho real, sentada em um trono, e outra de 6,5 metros de Oxóssi, orixá para o qual ela foi iniciada no candomblé. A obra completa tem 8,5 metros de altura, incluindo uma base de concreto de dois metros.

Mãe Márcia relembrou que este não foi o primeiro ato terrorista contra o monumento. “Não se contentaram em pichar [em 2019], [agora] queimaram tentando abalar nossa fé, nossa religiosidade, mas não vão conseguir. O que mais vai acontecer? Hoje queima uma estátua, amanhã queima uma pessoa viva?”, questionou.

A religiosa cobrou o cumprimento da lei para que mais crimes como este não aconteçam. “A gente não pode viver mais esse crime, esse terrorismo religioso sem punição”, finalizou.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.