Inclusão Racial nas Empresas

Fonte: Instituto Ethos –

O manual faz parte da série de publicações sobre diversidade e eqüidade nas empresas iniciada pelo Instituto Ethos em 2000, com o objetivo de contribuir para a discussão do assunto e estimular as companhias a adotar iniciativas em favor da inclusão de segmentos usualmente discriminados no mercado de trabalho.

O tema central desta vez é a inclusão racial. Para discuti-lo foram envolvidos vários especialistas e representantes de organizações relacionadas ao movimento negro. Foi possível, assim, reunir pela primeira vez numa única publicação alguns dos mais importantes estudiosos da questão racial no país, reconhecidos nacional e internacionalmente.

O trabalho levanta as desigualdades de gênero e raça no Brasil, destacando a situação das mulheres negras como o segmento mais desfavorecido da sociedade. Apresenta dados sobre a população brasileira que indicam um quadro de evidente discriminação e traduz em números o custo financeiro dessa situação para o país. Traz também a legislação anti-racista e anti-sexista na esfera do trabalho e defende as ações afirmativas como forma de promover a sustentabilidade nos negócios. Por fim, faz uma série de recomendações destinadas a orientar as empresas interessadas em valorizar a eqüidade e a diversidade racial nas empresas e apresenta várias experiências empresariais em favor da inclusão racial.

 

{rsfiles path=”a-inclusao_racial_empresas.pdf” template=”default”}

-+=
Sair da versão mobile