Inep nega problemas de acesso ao site do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, nega que haja problema no site onde é feita a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Houve relatos de estudantes que tiveram dificuldade para acessar o portal, única maneira para fazer a inscrição. Em 18 dias, 2.111.227 já se inscrevam. O prazo termina no dia 17 de julho.

Segundo o Inep, o sistema está estável e “recebe em média 200 inscrições por minuto, registrando um pico de 546 inscritos por minuto no segundo dia”. Desde que o site entrou no ar, no dia 15 de junho, foram registradas 5.216.017 de visitas até a meia-noite de quarta-feira (1º).

 

O instituto afirma que o site tem o dobro de procura nos dias úteis em relação aos sábados e domingos. Os horários de pico são sempre em horário de almoço (entre as 13h e as 14h) e final da tarde (entre as 17h e as 18h). Em média, cada visitante fica oito minutos e 33 segundos no portal.

 

Entre os inscritos, 828.923 solicitaram isenção de taxa. Outros 530.797 são estudantes concluintes da rede pública. Há inscritos de 5.554 municípios brasileiros, em todas as 27 unidade.

Isenção

Outro problema relatado pelos candidatos foi a geração equivocada do boleto, no valor de R$ 35, mesmo para quem é isento. A secretária Maria Helena Rodrigues Moreira Alves, de 28 anos, fez o ensino médio em escola pública, mas não conseguiu isenção da taxa. “Acabei errando na hora de preencher o formulário na internet. Eu não sabia que precisava pedir a isenção. Achei que era automática”, afirma.

 

Ela chegou a mandar um e-mail para o Inep, mas ainda não obteve resposta. “Vou esperar até o último dia da inscrição. Se não me responderem, vou pagar o boleto assim mesmo para não ficar de fora do exame. Quero muito tentar uma bolsa do ProUni.”

 

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, usuários que tiverem gerado o boleto por engano devem solicitar retificação da inscrição pelo telefone 0800-616161 ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br .

 

A isenção pode ser pedida até o término das inscrições, às 23h59 do dia 17 de julho. Se o aluno tiver já concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar com baixa renda. O Inep alerta que é preciso prestar bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.

Matéria original: Inep nega problemas de acesso ao site do Enem

Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente.

Matéria original: Inep nega problemas de acesso ao site do Enem

-+=
Sair da versão mobile