Injúria racial: Justiça do DF condena mulher que agrediu cantora negra em restaurante

'Aprende a cantar, sua negra', disse publicitária Valkíria Cardoso. Ela foi sentenciada a 1 ano e 4 meses de prisão em regime aberto; g1 tenta contato com defesa.

FONTEPor Marília Marques e Walder Galvão, do G1
VÍDEO mostra quando publicitária indiciada por injúria racial dá dois tapas em cantora, no DF (Foto: Reprodução)

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou, na segunda-feira (12), a publicitária Valkíria Tavares de Moraes Cardoso a 1 ano e 4 meses de prisão por injúria racial. A mulher foi indiciada em outubro do ano passado, após dar dois tapas na cantora Andresa Sousa, em um restaurante da Asa Sul.

“Aprende a cantar, sua negra”, disse publicitária, segundo processo.

Valkíria vai responder em liberdade, já que a pena prevê regime aberto. Além disso, a publicitária deverá pagar R$ 5 mil a Andresa, por danos morais.

A reportagem tenta contato com a defesa da sentenciada.

No dia do crime, Andresa, a pedido do público, cantou uma canção em inglês. Foi quando a publicitária disse que a artista tinha errado a letra da música e, segundo a denúncia, agrediu e ofendeu a cantora. Câmeras de segurança gravaram o momento em que a cliente agrediu a artista.

Ao condenar Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, o juiz Nelson Ferreira Junior disse que “o comportamento da vítima em nada contribuiu para justificar a prática dos delitos, pois o fato de ter ‘errado’ trecho de composição que cantava no dia dos fatos não justifica as condutas perpetradas”.

Durante o processo, a ré alegou falta de provas e negou o crime. Porém, o juiz decidiu que a palavra da vítima vale como prova, além de existir um vídeo do momento do crime.

Relembre o caso

Andresa contou que foi abordada pela cliente, que disse que ela tinha errado a letra da música. A mulher, segundo a cantora, ainda alegou que ela devia aprender a cantar.

“Falei que tudo bem e que faria direitinho. Mas a senhora insistiu em dizer que eu tinha errado a letra e pediu para eu parar de sorrir. Em seguida, quando achei que ela ia sair, ela me olhou, deu dois tapas fortes no meu braço e falou novamente para eu aprender a cantar”, detalhou a cantora.

Após a agressão, segundo Andressa, a publicitária voltou ao palco e disse “aprende a cantar, sua negra”. Em nota, o Vasto Restaurante – onde ocorreu o crime – avaliou o ocorrido como “triste”, e disse que é “veementemente contra qualquer ato e/ou fala que endosse o crime de injúria racial”.

Segundo o Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão.

-+=
Sair da versão mobile