Instituto Marielle Franco anuncia concurso de ensaios feministas

FONTEPor GIOVANNA GALVANI, da Carta Capital 
(FOTO: MÁRIO VASCONCELLOS/CMRJ)

O Instituto Marielle Franco divulgou, na terça-feira 21, o futuro lançamento de edital para a publicação de um ensaio feminista inédito escrito por mulheres. Nomeada de “Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas”, a iniciativa é realizada pela Editora Contracorrente, parceira do Instituto no concurso.

De acordo com o divulgado, a premiação tem o objetivo de “fortalecer o pensamento feminista e defender a memória e a luta de Marielle” por meio da seleção de ensaios sobre aspectos variados do feminismo, que devem ser escritos por mulheres cis e trans.

O edital receberá candidaturas entre os dias 14 de março e 14 de julho, e o processo será feito no site do Instituto, onde é possível se inscrever para receber informações sobre o concurso. A premiação será feita no dia 14 de agosto.

A data inicial de recebimento dos trabalhos, inclusive, marca os dois anos do assassinato da vereadora do PSOL e do motorista Anderson Gomes. As motivações do crime ainda não têm respostas precisas por parte da investigação.

Os trabalhos serão avaliados por Anielle Franco, mestre em Jornalismo, irmã de Marielle e presidente do Instituto, e pelas escritoras Sueli Carneiro e Márcia Tiburi. O trabalho vencedor será premiado com o Troféu Marielle Franco, a quantia de 10 mil reais e a publicação online e impressa pela Editora Contracorrente, parceira e realizadora da iniciativa.

Segundo o site do Instituto Marielle Franco foi criado pela família da vereadora “com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória da vereadora, multiplicar o legado deixado por ela e regar as sementes que surgiram após o covarde assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de Março de 2018”.

-+=
Sair da versão mobile