IPEAFRO: Vida e Obra de Abdias do Nascimento

FONTEDo IPEAFRO
Abdias Nascimento em Nova York, 1997. (Foto: Cheste Higgins Jr/ ACERVO ABDIAS NASCIMENTO/ IPEAFRO)

Hoje, mais do que nunca, compreendo que nasci exilado de pais que também nasceram no exílio, descendentes de gente africana trazida à força para as Américas.


Abdias do Nascimento

A criação do Teatro Experimental do Negro é mais um capítulo da trajetória militante e política de Abdias, um de seus fundadores. Portanto, temos que contextualizar o teatro na vida e na obra de Abdias do Nascimento.

Em primeiro lugar, minha principal motivação em desenvolver uma pesquisa sobre a dimensão educativa do Teatro Experimental do Negro se deu com a leitura do livro “O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil” de Elisa Larkin Nascimento, cujos capítulos finais se destinam à trajetória histórica do TEN. Apesar de não traçar uma biografia exaustiva da vida de Abdias do Nascimento, compreendemos que a criação do Teatro Experimental do Negro faz parte de uma história de vida marcada por lutas contra a discriminação racial. Assim, não podemos dissociar o TEN da figura significativa de Abdias, que vê na educação uma esperança e uma arma de luta contra a exclusão social vivida pelo negro na sociedade brasileira.

 

Leia artigo completo no anexo

PDF

 

-+=
Sair da versão mobile