Itaú Cultural abre as inscrições para o último debate sobre a representatividade dos negros no Teatro na série Diálogos Ausentes

Os convidados Adriana Paixão, Co-Fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra, e Ângelo Flávio, da Cia Teatral Abdias Nascimento (CAN), debatem com o público o tema A estética, história e militância negra no Teatro; as artistas sorteadas em chamada aberta pelo instituto apresentam os seus trabalhos – Antônia, de Andréia Fábia¸ que aborda as consequências do racismo institucional, e Performance da invisibilidade ou o estereótipo da negra nas artes cênicas, de Renata Sampaio

Enviado para o Portal Geledés

 

De 30 de agosto (terça-feira) a 4 de setembro (domingo), o Itaú Cultural recebe inscrições para a plateia interessada em participar da última série de debates Diálogos Ausentes: O Negro na Arte – Teatro. São 100 lugares para o evento a ser realizado em 6 de setembro (terça-feira), às 20h, na Sala Multiúso do próprio instituto, sobre o temaA estética, história e militância negra no Teatro. O debate tem interpretação em Libras. Os interessados devem se inscrever pelo site www.itaucultural.org.br

 

Os convidados para conduzir o encerramento de Diálogos Ausentes: O Negro na Arte – Teatro são Adriana Paixão, co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra, e Ângelo Flávio, da Cia Teatral Abdias Nascimento (CAN). No mesmo dia se apresentam também as artistas contempladas em chamada aberta do Itaú Cultural. Andréia Fábia, com o trabalho Antônia, que mostra por meio da ludicidade teatral, as consequências do racismo institucional, que legitima a morte de um jovem a cada 23 minutos no país, como relatam dados divulgados pela Anistia Internacional, em 2016. Renata Sampaio, atriz, em performance que traz questões ligadas ao cabelo crespo, da beleza de tê-los e o preconceito estético que ainda se enfrenta por essa razão. Ela também aborda as características do corpo negro, ainda visto como feio ou sexualizado, a periferia que majoritariamente segue ocupada por este público e a provocação de relações a partir de todas estas questões.

 

Desde abril, o Itaú Cultural vem realizando a série Diálogos Ausentes: O Negro na Arte com o intuito de analisar entre público, artistas e especialistas a representação dos negros em uma área de expressão diferente, a cada três meses. A primeira a ser discutida foram as Artes Visuais; desde julho, os debates têm sido sobre as Artes Cênicas Entre outubro e dezembro, a série vai abordar a participação e produção dos negros no Audiovisual.

 

Todos os encontros são transmitidos simultaneamente pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), onde também é possível assistir aos vídeos dos encontros passados. Para participar da plateia, não é necessário ter formação específica e a classificação indicativa é livre para todas as idades.

 

Sobre os debatedores

Adriana Paixão

É co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra, atriz e pesquisadora de Teatro Negro, formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, e Cientista Social pela Universidade Federal de São Paulo.

A Capulanas Cia de Arte Negra foi fundada em 2007 e é formada apenas por mulheres negras. A proposta é utilizar a dramaturgia como fonte de valorização das culturas negras surgidas no século XX, considerando todas as suas matrizes tradicionais e memórias ancestrais, a importância de integração do mundo natural com o cultural, seja em termos de conhecimentos práticos de cura por herbários, seja em formas de espiritualidade e manutenção do sagrado.
Ângelo Flávio

Considerado pelo Memorial Brasil das Artes Cênicas como uma das maiores revelações do Teatro baiano, é formado em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, onde fundou a Cia Teatral Abdias Nascimento. Ao longo de 20 anos de carreira, acumulou diversos prêmios como ator, diretor e dramaturgo e trabalhos no Teatro, Cinema e Televisão. Foi curador ao lado de Leda Maria Martins na seleção de novos expoentes da Dramaturgia Negra Brasileira no projeto Olhar Negro, (RJ), idealizador do projeto Abril de Leituras (BA), que cataloga e reuni os diversos artistas de Teatro Negro com abrangência local e nacional. Recentemente prestou consultoria cênica e dramatúrgica para o espetáculo O topo da montanha, protagonizado por Lázaro Ramos e Taís Araújo.

 

SERVIÇO

Diálogos Ausentes: Negro na Arte – Teatro

(Último debate nessa especialidade)

Convidados:

Adriana Paixão (Capulanas Cia de Arte Negra)

Ângelo Flávio (Cia Teatral Abdias Nascimento)

Apresentações dos seleciionados:

Andréia FábiaAntônia

Renata Sampaio – Performance da invisibilidade ou o estereótipo da negra nas artes cênicas

Inscrições para plateia: 30 de agosto a 4 de setembro pelo site www.itaucultural.org.br

Debate: 6 de setembro (terça-feira)

Das 20h às 21h30

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: livre

Espaço Multiúso

100 lugares

Entrada gratuita

Interpretação em Libras

-+=
Sair da versão mobile