Itaú Cultural celebra as primeiras 50 exposições da série Ocupação em publicação com textos de artistas contemporâneos sobre homenageados

FONTEItaú Cultural, enviado para o Portal Geledés
Dona Ivone Lara (Foto: André Seiti)

No dia 10 de abril, o Itaú Cultural lança, em seu site www.itaucultural.org.br, a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, que comemora a marca de 50 exposições, alcançada em dezembro de 2020, desta série realizada pela organização desde 2009. Hoje, já são 51 artistas contemplados, contando com a compositora Chiquinha Gonzaga, a homenageada da vez. Iniciado com a Ocupação Nelson Leirner, o projeto tem o objetivo de fomentar o diálogo entre a nova geração de artistas e os criadores que a influenciaram. É isso que o e-book apresenta ao leitor em textos inéditos de artistas contemporâneos, que contam a influência de 15 dos homenageados nas Ocupações em suas próprias obras e trajetórias. O livro digital contempla, ainda, todos os 50 artistas, com breves dados biográficos e as datas em que as mostras aconteceram.

Seguindo a essência do projeto Ocupação – que, além de exposições na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e de algumas itinerâncias pelo Brasil, gera um conteúdo rico no site especial itaucultural.org.br/ocupacao –, a publicação mostra a importância desses artistas, explicada pelas suas biografias. Tanto os que ainda atuam em suas áreas quanto os que não estão mais presentes no mundo físico, são apresentados na faceta que têm em comum: todos são criadores cujas obras seguem reverberando em corpos e mentes, para além do tempo e do espaço em que vivem ou viveram.

Alceu Valença (Foto Rogerio Vieira)

Entre textos escritos por admiradores da obra ou seguidores no caminho do fazer artístico, ganham destaque o dramaturgo e ator Abdias Nascimento, em artigo do DJ, ator-MC, pesquisador da cultura afrodiaspórica Eugênio Lima; Alceu Valença, revisitado pelo também compositor e cantor pernambucano Almério; a coreógrafa Angel Vianna, lembrada pela professora e pesquisadora de dança na Universidade Federal da Paraíba, Juliana Ribeiro; e o cartunista Angeli, que ganhou texto do cartunista e ilustrador João Montanaro.

A lista segue com a escritora Conceição Evaristo, influência da ialorixá, mestra em direito e coordenadora da Winnieteca, Winnie Bueno; Dona Ivone Lara, referência de Teresa Cristina, compositora e cantora; e a curadora Aracy Amaral, homenageada por Paulo Miyada, curador e pesquisador de arte contemporânea; e o cineasta Eduardo Coutinho, com texto de Carlos Alberto Mattos, crítico e pesquisador de cinema.

Conceição Evaristo (Foto André Seiti)

Integram, ainda, a publicação o relato do artista visual, dramaturgo, bonequeiro e cenógrafo Eduardo Felix sobre o grupo de teatro de bonecos Giramundo; Gladys Schincariol, psicóloga e coordenadora do Museu de Imagens do Inconsciente, conta um pouco sobre a participação de Nise da Silveira em sua vida; e de Lucilene Silva, pesquisadora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa e representante, em São Paulo, da Casa das 5 Pedrinhas, fala sobre a educadora Lydia Hortélio.

Por fim, a escritora Hilda Hilst ganha homenagem da também escritora Andréa Del Fuego, enquanto a artista visual Regina Silveira é tema do texto da artista Ana Maria Tavares, o arquiteto Vilanova Artigas, do artista plástico Walmor Corrêa, e o diretor Zé Celso Martinez Corrêa, de Cibele Forjaz, diretora e iluminadora de teatro. 

Zé Celso/Agência Ophelia

Itaú Cultural

Com mais de 30 anos de história, o Itaú Cultural é uma das instituições mais atuantes no cenário cultural brasileiro, movimentando a cultura e reinventando processos de realização, desde a gestão até a execução, de projetos artísticos e culturais. Tudo isso por meio de uma atitude simples: ouvir, provocar e interagir com o outro, respondendo a demandas da/e para a sociedade.

 

SERVIÇO:

Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração

Dia 10 de abril

Disponível em www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

https://open.spotify.com/user/itaucultural 

 

-+=
Sair da versão mobile