Jogadores franceses são vítimas de racismo em amistoso na Rússia

A vitória da França sobre a Rússia no amistoso realizado na última terça-feira em São Petersburgo acabou por ser mais uma partida marcada por casos de injúrias raciais a atletas no palco da Copa do Mundo de 2018. Desta vez, as vítimas foram dois dos principais jogadores da equipe visitante: Paul Pogba e Ousmane Dembélé, principalmente nos momentos em que se alinhavam para cobranças de escanteio.

Do Gazeta Esportiva 

Pogba e Dembélé foram as principais vítimas do amistoso contra a Rússia (Foto: Olga Maltseva/AFP)

Ainda no decorrer do confronto, testemunhas afirmaram que os insultos vindos das arquibancadas tratavam os dois atletas como “macacos”. Após a partida, o caso foi denunciado e a entidade do Futebol Contra o Racismo (FARE) acionou a Fifa, que abriu um inquérito nesta quarta-feira, menos de 24 horas depois do amistoso, com vitória do time francês por 3 a 1.

Por meio de sua conta no twitter, a ministra de esportes da França, Laura Flessel, se manifestou contra o ocorrido e lamentou que o palco da próxima Copa alimente esse discurso inadmissível. “Racismo não tem lugar no campo de futebol. Temos que agir em união a nível europeu e internacional para encerrar este comportamento inadmissível”, declarou.

Vale ressaltar que os insultos racistas não são uma novidade na Rússia. Há algumas semanas, durante a partida entre Zenit e RB Leipizig, também foram denunciados atos discriminatórios em partida válida pela Liga Europa. A preocupação com a repercussão na próxima sede do Mundial deve ser um tema discutido no Congresso Disciplinar da entidade, dia 31 de maio.

-+=
Sair da versão mobile