A I Jornada de Estudos de Direitos Culturais Negros acontece em Brasília, na próxima quinta-feira (27), com debates sobre a inclusão do povo negro na democratização do acesso às políticas públicas de cultura, ao fomento e à participação na constituição de propostas. A Fundação Cultural Palmares e a Defensoria Pública da União (DPU), por intermédio do Projeto DPU Cultural, promovem a iniciativa.
via Guest Post para o Portal Geledés
Temas como legitimidade, manutenção e difusão das culturas negras, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial, atuação do Grupo de Trabalho Quilombola da DPU, direito às manifestações religiosas de matriz africana, entre outros, integram a programação do evento.
Entre os debatedores estão pensadores e mestres em estudos culturais, membros de comunidades quilombolas tradicionais, além de defensores públicos federais que atuam nessa área.
O Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) fará exposição de obras sobre a temática racial e disponibilizará no local doação de obras e distribuição de folhetos sobre a Fundação Cultural Palmares.
O evento será realizado na Fundação Cultural Palmares, SGAN 601, lote L, Edifício ATP, Asa Norte.
Abaixo a programação da I Jornada de Estudos de Direitos Culturais Negros.