Jornada de Saúde Africana faz um ano e promove bolsas à pessoas pretas e indígenas

FONTEPor Cristhiane Faria, enviado para o Portal Geledés
(Foto: Jordana Seneb)

Salvador, Abril de 2021 – O casal Candace Makini e Amani Kush, gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a ‘Jornada Seneb Nbw’ (se lê ‘nebú) que completa um ano de atividades em abril de 2021. A ideia foi desenvolvida como uma adaptação aos eventos de promoção da saúde holística africana realizados presencialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Nesta edição especial de um ano, serão selecionadas cinco pessoas pretas ou indígenas que estejam passando por questões emocionais e/ou psicólogicas decorrentes da pandemia e do isolamento social. Os interessados devem demonstrar interesse via mensagem no instagram da plataforma. O evento contempla seis encontros online, entre os dias 10 e 18 de abril, que ocorrerão via plataforma Zoom, além de trocas de informações e materiais de estudo pelo Whatsapp.

Durante a pandemia, o álcool e a cafeína têm sido as drogas psicoativas mais consumidas, segundo o neurocientista americano Carl Hart relatou em janeiro deste ano. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com as Universidades Federais de Minas Gerais e Campinas, 40% dos entrevistados relatou se sentir triste ou deprimido com frequência, sendo que entre essas pessoas o aumento da ingestão alcoólica foi de 24%, acima da média geral. No quesito alimentação, em pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA), unidade gerida pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen/Unicamp), pessoas com excesso de tarefas relataram aumento de aproximadamente 40% no consumo de delivery de fast-food e 34% no consumo de delivery de comida pronta.

Tais dados são um alerta sobre os impactos psicológicos e de alimentação da população durante o isolamento social, e de como a Jornada Seneb pode proporcionar um novo olhar para a população negra, indígena e periférica sobre os cuidados com a saúde. A palavra Seneb, escolhida para intitular a jornada, significa ‘saúde’ no idioma Mdw Ntchr (se lê ‘Medú néter’), original do Antigo Egito. “A situação atual é um convite para utilizarmos as ferramentas de auto-integração e cura deixadas pelos nossos ancestrais, para que possamos defender a nossa integridade física e a saúde plena”, comenta a Terapeuta Holística Candace Makini. A jornada contempla estudos e práticas de saúde holística africana, meditação, yoga africana, introdução à alimentação viva (I-tal), cristaloterapia, além de conhecimentos sobre os Essênios: A Antiga Ordem Sagrada Africana, trazidos pela convidada especial Emaye Ama Mizani. “Emaye é pesquisadora de saúde holística africana há 10 anos, instrutora de Kemetic Yoga, gestora da plataforma Ankhcestral e contribuiu significativamente em nosso caminho de entendimento da Saúde Holística Africana”, comenta Amani Kush, instrutor de Kemetic Yoga e músico.

Ao final do encontro, ocorre um tradicional almoço coletivo de alimentação viva (I-tal), e nesta edição especial de um ano, também ocorrerá uma apresentação musical de Amani Kush, com o intuito de elevar as vibrações com melodias e palavras de poder. As inscrições estão abertas pelo valor de R$ 100,00 e podem ser feitas por Whatsapp.

Confira a programação completa:

10/04 – 1º Encontro
Rituais para abertura de caminhos; Propósitos da Jornada; Introdução à Saúde Holística Africana ; Kemetic Yoga; Meditação Coletiva Hekau;

11/04 – 2º Encontro
Consciência I-tal; Nutricídio; Introdução a Alimentação Viva; Prática: Produção de brotos de girassol e grama de trigo;

13/04 – 3º Encontro
Os Essênios: A Antiga Ordem Sagrada Africana – Teoria e Prática com Emaye Ama Mizani;

15/04 – 4º Encontro
Poderes elementares: Domínio Mineral e Cristaloterapia; Meditação com cristais;

17/04 – 5º Encontro
Jejum Coletivo (opcional) – O Sistema Espiritual de Pensamento Profundo do Vale do Hapy (Nilo) – Kemetic Yoga, Auto-Percepção e Auto-Realização;

18/04 – 6º Encontro
Preparação coletiva do I-tal – l Apresentação musical de Amani Kush e celebração de encerramento da Jornada Seneb – Edição de 1 ano

SERVIÇO

Jornada Seneb – Edição de 1 ano (Saúde Holística Africana)

Período: de 10 a 18 de abril

  • Plataformas: Zoom e Whatsapp
  • Temas: Consciência I-tal; Nutricídio, Alimentação Viva; Jejum; Kemetic Yoga;; Meditação; Cultura e espiritualidade do Vale do Hapy (Rio Nilo); Poderes elementares: Domínio Mineral e Cristaloterapia; Auto-
  • Percepção e Auto-Realização; Os Essênios: A Antiga Ordem Sagrada Africana
  • Inscrições: R$ 100,00 via whatsapp 51 8118-3955 (Amani Kush)

Sobre Kiumbe Ixi

A Kiumbe é uma plataforma e empreendimento familiar que tem como missão compartilhar saberes ancestrais que possibilitam a ascenção de africanos diaspóricos e continentais através da restauração da sua identidade e legado cultural. A partir do entendimento afrakano da nossa interconexão com a natureza, o nome Kiumbe Ixi significa criações da terra. Dentre os serviços oferecidos pela plataforma estão: práticas ancestrais de cultivo de energia, kemetic yoga, cristaloterapia, aromaterapia, fitoterapia, alimentação I-tal, criação de adornos culturais identitários, além de palestras, oficinas e jornadas de saúde holística. A intenção é promover autoconhecimento, autonomia, práticas de autocuidado, saúde, bem estar e excelência, utilizando nossas próprias referências culturais e espirituais. A Kiumbe nasceu em meados de 2016 como consequência do processo de desenvolvimento pessoal e vivência de Candace Makini e Amani Kush. Candace desenvolve oficinas de saberes ancestrais, é psicoaromaterapeuta, alquimista natural, cristaloterapeuta, instrutora de kemetic yoga, e pesquisadora dos antigos conhecimentos tradicionais relacionados a cura pela natureza. Amani Kush estudou na Shock Metaphysics Kemetic Wisdom School através da Kasa de Ma’at, é estudante de Mdw Ntchr (Medu Netcher – linguagem e escrita clássica africana) com o renomado mestre Mfundishi Jhutyms, instrutor de kemetic yoga, pesquisador da ciência espiritual africana do Vale do Hapy (Nilo), fomentador da consciência I-tal (vital/natural), da saúde holística africana e práticas ancestrais de cura.

Conheça mais: Instagram Kiumbe Ixi, Candace Makini e Amani Kush

Sobre Emaye Ama Mizani

Emaye é mulher Africana, mãe, nutridora e praticante da alimentação ITAL e pesquisadora de saúde holística africana há 10 anos. Instrutora de Kemetic Yoga, Ama, foi iniciada na alimentação crua e viva através do Mestre Aris Latham, e mais tarde deu continuidade pelo projeto Terrapia. Atuou no Brasil educando e instruindo a comunidade Africana em conhecimentos básicos de bem-estar e equilíbrio, promovendo a expansão desse modo de vida entre os nossos. Também já ensinou em Cabo Verde e no Haiti. Dona da marca Ankhcestral – The Ital Concept, hoje vive em Oakland, Califórnia, atuando como instrutora de dança Afro e chef/culinarista particular, além de dedicar maior parte de seu tempo à edificação de sua família.
Conheça mais: Instagram Ankhscestral

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile