Jornal americano inclui Fernanda Montenegro na cota de atores não-brancos que já foram indicados ao Oscar

Enviado por / FonteDo Virgula

O anúncio dos indicados ao Oscar 2015 foi feito na última quinta-feira (15), gerando revolta por parte da comunidade negra norte-americana. O motivo: nenhum profissional negro foi indicado para alguma das quatro categorias de atuação (ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante).

Diversos protestos e reclamações estão sendo feitos em sites, blogs e redes sociais. O jornal Huffington Post foi mais longe, afirmando que o Oscar 2015 será o primeiro, desde 1998, a não incluir uma pessoa “não-branca” em uma das quatro categorias de atuação. E a publicação acabou incluindo Fernanda Montenegro na lista de “não-brancos”.

O jornal publicou reportagem na qual inseriu uma lista de todos os atores e atrizes “não-brancos” indicados (vencedores ou não) em todos os anos, de 1999 até 2014. Fernanda Montenegro é a única citada no ano de 1999 – naquele ano, ela concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por Central do Brasil (1998).

Além da veterana atriz brasileira, outros nomes citados na lista podem ser também discutíveis: os espanhóis Javier Bardem ePenelope Cruz, o porto-riquenho Benicio del Toro, o inglês-indiano Ben Kingsley, os mexicanos Demian Bichir, Salma Hayek eAdriana Bazarra, os japoneses Ken Watanabe e Rinko Kikuchi, a iraniana Shohreh Aghdashloo, a australiana Keisha Castle-Hughes, a colombiana Catalina Sandino Moreno, e a americana Hailee Steinfeld – incluída na lista, provavelmente, por sua ascendência filipina.

A reportagem do jornal pode soar um tanto exagerada, mas uma nota de rodapé explica: “Nós optamos pela mais ampla interpretação do termo, e incluímos atores como Javier Bardem e Penelope Cruz como ‘não-brancos’ devido à ascendência hispânica deles, embora muitos hispânicos se identifiquem racialmente como brancos”.

Juntamente com os nomes acima, a lista de “não-brancos” do jornal incluiu também os atores negros indicados no mesmo período, como Jamie Foxx, Don Cheadle, Halle Berry, Queen Latifah, Denzel Washington, Viola Davis e Lupita Nyong’o, entre outros. A conclusão final do Huffington Post foi: “Este será o Oscar mais branco desde 1998. 2015 será o pior ano para a diversidade em Hollywood desde a 70ª cerimônia do prêmio”.

Leia Também: 

Brasileiro manda carta de apoio a nazistas e eles respondem “não aceitamos latinos”

+ sobre o tema

Cem entidades pedem que governo aceite missão da ONU para avaliar racismo

Numa carta enviada ao ministro das Relações Exteriores, Carlos...

Elza Soares e Flávio Renegado fazem seu manifesto antirracista em novo clipe

Continuando a comemoração de seus 90 anos, Elza Soares...

Antônio Pitanga comenta relação com Benedita da Silva: ‘eu bato cabeça’

O ator e diretor Antônio Pitanga é o convidado...

para lembrar

O boicote necessário dos negros à festa branca do Oscar.

A total ausência de atores e atrizes negros na...

Viola Davis é a 1ª mulher negra a ganhar Oscar, Emmy e Tony de atuação

Ao subir no palco da 89ª edição do Oscar...

Ouça “Fight For You”, música da H.E.R e vencedora de Melhor Canção no Oscar 2021

"Fight For You", faixa da H.E.R escrita para o longa Judas e...

Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar

No momento em que muito se discute sobre a...
spot_imgspot_img

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...
-+=