Jornalista Luciana Barreto ganha prêmio ‘Sim à Igualdade Racial’

A jornalista Luciana Barreto, âncora da primeira edição do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, recebeu o prêmio “Sim à Igualdade Racial”, concedido pelo Instituto Identidades Brasil, a personalidades que lutam pela igualdade racial.

Do Portal IMPRENSA

Foto:Divulgação/TV Brasil

A apresentadora foi premiada na categoria “Raça em Pauta”, em que concorreu com a jornalista da TV Globo, Fátima Bernardes, e com o diretor, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão Elísio Lopes.

“A minha militância pessoal, que tem a ver com a minha história de vida e com a minha indignação diante dos números relacionados à população negra, está misturada com a possibilidade de denunciar isso todos os dias no jornalismo público”, declarou a jornalista.

Luciana trabalha na TV Brasil desde 2007 e participou das transmissões inaugurais da emissora. Em sua trajetória no canal, a jornalista cobriu diversas pautas sobre racismo e igualdade racial. Neste mês, ela conduziu a série de reportagens do seu telejornal il sobre 130 anos da abolição da escravatura.

Em novembro do ano passado, durante a Semana da Consciência Negra, a jornalista apresentou o especial Um Abraço Negro. Nele, recebeu personalidades para debater a situação dos afrodescendentes no país, destacar conquistas e reverenciar grandes expoentes.

Em 2016, a jornalista fez a abertura dos filmes da sessão Nossa Língua, faixa de documentários indicados pelas emissoras públicas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As produções traziam uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política das nações de língua portuguesa no mundo.

As 12 categorias da premiação foram: Intelectualidade Negra; Projetos de Impacto; Inspiração; Educação e Oportunidades; Representatividade em Novos Formatos; Raça em Pauta; Música; Produção Cultural; Comprometimento Racial; Lideranças Negras; Liderança e Influência; e GPTW – Great Place to Work.

 

-+=
Sair da versão mobile