Jovem fotógrafo denuncia motorista de Uber de São Paulo por racismo

Um jovem fotógrafo de São Paulo denunciou, em seu perfil no Facebook, um incidente de racismo envolvendo um motorista de Uber, na manhã deste domingo. Vinícius Ferreira afirma ter solicitado o serviço para ir a uma travessa próxima à Rua Consolação. Após a chegada do motorista acionado, reparou no comportamento estranho dele.

por Pedro Willmersdorf no Extra

Reprodução/Facebook

“Chegando, sem parar o carro, reconheci o rosto e cumprimentei “opa, Daniel?”. Ele fazia uma cara estranha e parou o carro a uns 7 metros mais a frente. Ok, entrei no carro e ele tava com um semblante de estranheza. Eu estendi minha mão pra cumprimenta-lo “tudo bem?”. Daniel não me respondeu e perguntou onde eu ia. Falei o nome da rua, dizendo que era ali na Consolação”, relembra Vinícius em seu post no Facebook.

Em seguida, o fotógrafo afirma que o motorista avançou mais 50m, abordando uma viatura da Polícia Militar. “Eu sou motorista de Uber e achei esse passageiro suspeito”, teria dito o condutor a dois policiais, segundo Vinícius.

“Eu não sabia como reagir, perguntando se era sério em meio a uns palavrões. Um dos PM ordenou que eu descesse do carro e começou aquela revista escrota e as perguntas, do tipo, onde eu comprei meu celular. Depois de ver se eu tinha passagem, o motorista foi embora e eu fiquei la com cara de bosta, tentando entender o que tinha acabado de acontecer, até que, enquanto checavam o número MEI do meu celular, apareceu um cara relatando uma atitude realmente suspeita, um cara tava armado próximo dali. O PM devolveu meu celular e disse pra eu descer a pé que chegava onde queria”, finaliza Vinícius, relatando que sua abordagem só foi encerrada porque os policiais foram acionados por outro chamado próximo dali.

Ao EXTRA, Vinícius relata o que se passou em sua cabeça durante aqueles poucos e perturbadores minutos da manhã de domingo.

— Eu fiquei me perguntando o tempo todo o que levou o motorista e os PMs a pensarem que eu era suspeito — especula o fotógrafo, revelando que o motorista também era negro, como ele — É aquela história do capitão do mato preto, né? — ironiza.

Relembrando o ocorrido, o rapaz afirma que precisou se controlar muito, sentindo um misto de “angústia muito grande, raiva, decepção”.

— Me sentia sozinho, fora da minha cidade e ninguém que eu conhecia em volta, sabe? A cidade acontecendo e eu ali, como se tivesse sido flagrado fazendo algo ilícito — desabafa Vinícius, que é natural de Sorocaba, interior paulista — Eu tô sentindo muita coisa ainda. Não tenho nenhum trauma, mas transtornos psicológicos são tão comuns, que poderia ser alguém cuja cabeça desencadearia uma parada muito grande e danosa à saúde — pondera o fotógrafo.

Vinícius descreve misto de ‘angústia, raiva e decepção’ no momento do incidente Foto: Reprodução/Facebook

Acionada por Vinícius via Facebook, a Uber informou ao rapaz que irá investigar o caso e averiguar o incidente. Já o fotógrafo afirma que todo este ambiente de agressão o leva a refletir sobre o contexto de preconceito racial que ainda existe a olhos nus no país.

— O apoio é muito importante pra gente ver que não tá sozinho. Tem muita gente cansada com esse tipo de atitude. A luta é conjunta e isso que eu tô fazendo, de falar abertamente, entre as medidas legais, passa a ser responsabilidade minha, sabe? Isso é maior que eu, eu tô pensando nos outros negros que passam por isso, ou são até mortos por serem “confundidos” ou vistos como suspeitos. Isso tem que parar o quanto antes. Não quero botar um filho preto num mundo injusto assim.

A empresa Uber foi procurada, mas não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

-+=
Sair da versão mobile