Jovem vítima de abuso sexual recebe autorização para eutanásia

Estuprada dos 5 aos 15 anos, holandesa tinha estresse pós-traumático ‘incurável’

Do O Globo

Uma holandesa na casa de seus 20 anos preferiu a eutanásia do que continuar a lidar com os danos psicológicos causados pelo abuso que sofreu durante muito tempo, informou nesta quarta-feira a Comissão de Eutanásia da Holanda, que permitiu o procedimento.

A mulher, que não foi identificada, teria sido estuprada dos 5 até os 15 anos. Como resultado do abuso, sofria de estresse pós traumático, anorexia severa, depressão crônica e alucinações.

Apesar de melhoras em seu estado mental após “terapia intensiva”, os médicos acreditavam que suas múltiplas doenças eram incuráveis, e a comissão permitiu que ela desse fim à sua vida no ano passado com uma injeção letal. Segundo os médicos do órgão, ela estava “totalmente competente” e no controle de suas faculdades quando tomou a decisão.

Os detalhes do caso foram liberados pelas autoridades holandesas para mostrar como o processo tem um alto nível de acompanhamento médico: a mulher passou por três avaliações médicas antes do procedimento, para avaliar se havia tratamento possível.

Entretanto, a liberação causou polêmica no vizinho Reino Unido.

“Um procedimento desses quase manda a mensagem que se você é vítima de abuso, e consequentemente fica com problemas mentais, será morta. Você está sendo punida com a morte por ser uma vítima”, disse ao jornal The Independent o parlamentar Robert Flello.

Já a líder de um grupo de pessoas com deficiências diz que o pior são os médicos que aprovaram tudo.

“É horrível e preocupante que profissionais de saúde mental possam considerar que eutanásia é uma resposta para as feridas profundas e complexas causados por abuso sexual”, diz Nikki Kenward, do grupo “Vozes distantes”

2013_631605239-2013072431761.jpg_20130724

-+=
Sair da versão mobile