Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Sete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto em navio que partiu de Maputo, em Moçambique; o treinamento foi oferecido em cooperação com o escritório regional da ONU para a Redução do Risco de Desastres.

Por Laura Gelbert  Do unmultimedia

Jovens africanos estão tomando medidas para tornar suas comunidades melhor informadas e preparadas para exposição aos efeitos de desastres.

A informação é do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, Unisdr.

Informação

Lalumbe Makuya, uma jovem líder da África do Sul falou da importância de campanhas sobre redução de riscos de desastres. Ela é fundadora de uma entidade educacional que trabalha com estudantes em áreas rurais na África do Sul. Segundo ela, muitas crianças em seus programas perdem aulas durante a época das chuvas por conta de enchentes.

Makuya está entre os sete jovens líderes que participaram em uma viagem educacional sobre a redução de risco de desastres em um navio da ONG Peace Boat, baseada no Japão.

A embarcação saiu do porto de Maputo, em Moçambique, em direção à Cidade do Cabo, na África do Sul. O treinamento, que ocorreu entre 18 e 23 de dezembro, foi feito em cooperação com o Escritório Regional do Unisdr na África.

Turismo

O turismo também foi um tema abordado, já que o setor movimenta as economias de muitos países em desenvolvimento. Segundo o Unisdr, é preciso planejar como reduzir os efeitos dos desastres naturais e evitar a criação de novos riscos que afetam turismo e viagens.

A indústria é vulnerável a crises como epidemias, incêndios, ciclones, cheias, terremotos e tsunamis.

Ao final do programa, os sete jovens líderes formaram o grupo Juventude Resiliente da África e assinou uma declaração para destacar seu compromisso em aumentar a consciência e reduzir os riscos de desastres nos níveis local, regional e nacional.

Entre as ações estão campanhas nas mídias sociais a encorajar os governos locais a participarem da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, liderada pelo escritório da ONU.

O Peace Boat, em parceria com o Unisdr Américas, vai conduzir outro programa de 22 a 27 de janeiro entre o porto de Valparaíso, no Chile, e Callao, no Peru. A Terceira Conferência da ONU sobre Redução do Risco de Desastre acontece em Sendai, no Japão, entre 14 e 18 de março.

-+=
Sair da versão mobile