Juçara Marçal fala de Chiquinha em live no Instagram do Itaú Cultural e nova Experiência Virtual une a maestrina e Dona Ivone Lara

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Juçara Marçal (Foto: José de Holanda)

No dia 24 de abril (sábado), às 12h, o Itaú Cultural começa a veicular lives com periodicidade mensal, no Instagram (https://www.instagram.com/itaucultural/), com o propósito de aproximar o público das exposições em curso na organização, cujo espaço físico permanece fechado para visitação, em decorrência das medidas de controle da pandemia do Corinavirus. Mediada pelos educadores do Itaú Cultural e com interpretação simultânea em Libras, as conversas ao vivo propõem uma investigação acerca dos diversos aspectos presentes nas mostras. Em janeiro, o ator Lima Duarte, homenageado na 50ª Ocupação, fez uma participação na primeira live neste formato, que agora chega para ficar, com periodicidade mensal.

Outra atividade, ligada a Chiquinha Gonzaga a ser realizada nesta semana é o Experiência Virtual, que apresenta Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara, nos dias 23 de abril, 8, 9, 14 e 19 de maio. A atividade, guiada pelos educadores da organização, relaciona a vida dessas das duas musicistas, ampliando o olhar do público em relação não somente a elas, mas à música brasileira e a luta das mulheres negras no país, ao procurar pontos de aproximação entre elas. As inscrições já estão abertas, no site da organização (www.itaucultural.org.br) ou pelo telefone 11. 2168-1777, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Live

A convidada deste mês é a cantora, professora, compositora e co-curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga, Juçara Marçal (https://www.instagram.com/jucaramarcal/). Ela e Victória de Oliveira, educadora do Itaú Cultura, se debruçam nos processos curatoriais que compõem a mostra dedicada à primeira maestrina brasileira, bem como a alguns aspectos particulares da vida da homenageada.

Outro assunto abordado é a representatividade de Chiquinha Gonzaga como mulher negra. Este aspecto foi a base para construção da mostra, que procura resgatar a negritude de Chiquinha, apagada nos registros históricos, e revelar a personalidade firme da compositora além das batalhas que ela travou para se firmar como mulher, musicista e negra na sociedade rígida da época em que viveu.

A conversa toca, ainda, na atualidade da música de Chiquinha e em como o seu trabalho se desdobra na contemporaneidade, seja como influência para outros artistas ou em processo de produção. O público poderá interagir, enviando previamente questões para serem exploradas ao vivo, na caixa de perguntas aberta no Instagram do IC um dia antes da live. Em maio, a live será dedicada a exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista simultaneamente no Itaú Cultural e no Masp – suspensa, atualmente.

Experiencia Virtual

Este projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, introduz em ambiente digital as vivências realizadas nas exposições em cartaz na organização. Elas são guiadas pelos educadores e possuem acessibilidade em libras. O público pode interagir, fazer perguntas e compartilhar ao vivo com os demais suas impressões. Nos dias 23 de abril, 8, 9, 14 e 19 de maio acontece a vivência intitulada Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara, que aborda vida e obra dessas duas grandes mulheres negras, pioneiras na música brasileira. Dona Ivone, assim como Chiquinha é atualmente, foi também homenageada na 23ª Ocupação do Itaú Cultural, em 2015 (https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/dona-ivone-lara/). As inscrições para a atividade dessa sexta-feira estão abertas e podem ser feitas no link: Experiência virtual: veja a lista de atividades de abril | Itaú Cultural (itaucultural.org.br). Para as datas de maio, o público interessado deve acessar: Experiência virtual: confira as atividades de maio | Itaú Cultural (itaucultural.org.br).

Mais informações sobre a Ocupação Chiquinha Gonzaga, com textos, imagens em alta para download, audiovisuais, depoimentos e linha do tempo, podem ser acessadas em https://www.itaucultural.org.br/presskit/ocupacao-chiquinha-gonzaga/release.html e https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/chiquinha-gongaza/

SERVIÇO

Live com Juçara Marçal
Dia 24 de abril (sábado), às 12h
No Instagram do Itaú Cultural: https://www.instagram.com/itaucultural/
Classificação indicativa: Live
Duração: 40 minutos aproximadamente

Experiência Virtual
Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara
Dias 23 de abril, 8, 9, 14 e 19 de maio
Inscrições no site www.itaucultural.org.br ou pelo telefone 11. 2168-1777
(de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h)

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile