Início África e sua diáspora Afro-americanos Juneteenth: população negra dos EUA celebra o ‘Dia da Libertação’ em junho...

Juneteenth: população negra dos EUA celebra o ‘Dia da Libertação’ em junho desde 1866

Pessoas em carruagem para o “Dia da Emancipação” no Texas, no início do século passado (Foto: Wikimedia Commons)

O “Juneteenth” é uma festa em celebração à libertação da população negra escravizada nos EUA, comemorada no dia 19 de junho desde 1866. Fotos revelam que, há 100 anos, o “Dia da Emancipação” era celebrado principalmente no estado do Texas, último da confederação a encerrar a escravidão no país, com tais populações orgulhosamente desfilando pelas ruas da cidade em carruagens enfeitadas com flores e vestindo suas melhores roupas.

Apesar de hoje a data ser celebrada em todo o país, sua origem remete ao dia 19 de junho de 1865, quando o general Gordon Granger assinou a “Ordem Nº3”, encerrando a escravidão no estado do Texas. A mudança na legislação texana se deu dois anos após a assinatura, pelo presidente Abraham Lincoln, da Proclamação da Emancipação, libertando todos os escravos dos estados que formavam a Confederação, em 1 de janeiro de 1863. A abolição em todo o país seria determinada em 6 de dezembro de 1865, com a ratificação da 13ª emenda.

Grupo preparado para a festa na cidade de Austin, no Texas, em 1900 (Foto: Wikimedia Commons)
As celebrações do Juneteenth na cidade de Richmond, na Virginia, em 1905 (Foto: Wikimedia Commons)

As festas do “Juneteenth” começaram em 1866, mas tornaram-se especialmente populares no início do século XX, quando se espalharam por todo o sul do país. Durante a Grande Migração, quando milhões de pessoas negras saíram dos estados do Sul para fugir da pobreza na direção do centro-oeste, oeste e nordeste dos EUA, o 19 de junho foi se tornando popular por todo o país, apelidado também de “Black Independence Day”, ou “Dia da Independência dos Negros”.

Nos anos 1950 e 1960, durante o movimento pelos direitos civis no país, a data tornou-se também motivo para manifestações e passeatas pelos direitos das populações negras. Apesar do 19 de junho ser há décadas reconhecido como feriado na maioria dos estados, somente em 2021 o congresso tornou o “Juneteenth” em feriado federal, através de lei assinada pelo presidente Joe Biden, celebrando a liberdade e a cultura negra do país – que já desfilava com força e altivez pelas ruas do Texas há um século.

Presidente dos EUA, Joe Biden, conversa com parlamentares negros e com Opal Lee, ativista conhecida como ‘avó do Juneteenth’, ao assinar lei que transforma 19 de junho em feriado (Foto: Evan Vucci/AP Photo)
-+=