Justiça condena à prisão perpétua neonazista que atropelou manifestante contra o racismo nos EUA

Justiça condena à prisão perpétua neonazista que atropelou manifestante contra o racismo nos EUA

Do G1

James Alex Fields Jr. em foto divulgada pela polícia de Charlottesville — Foto: Charlottesville Police Department/Handout via Reuters

O homem que atropelou manifestantes contrários à marcha de supremacistas brancos em Charlottesville, nos Estados Unidos, vai passar o resto da vida na cadeia. A Justiça dos EUA condenou James Alex Fields Jr. à prisão perpétua, o responsável por avançar com o carro contra o grupo de ativistas e matar Heath Heyer, 39 anos. A informação é do jornal “Washington Post”.

Fields Jr. ainda pode ser condenado à morte por uma corte federal pelo crime de ódio. No entanto, segundo o “post”, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda não anunciou se vai pedir a pena capital.

Além da morte de Heyer, o homem, neonazista declarado segundo a imprensa norte-americana, foi considerado culpado de cinco acusações por lesão corporal grave, três de lesão corporal leve e uma de atropelamento e fuga.

Ao divulgar o veredicto no final da tarde de sexta-feira (7), o júri rejeitou os argumentos dos advogados do réu, que diziam que ele agiu em legítima defesa.

Atropelamento em Charlottesville

Supremacistas brancos em confronto com grupo antifascista em Charlottesville — Foto: Reuters

Os promotores disseram que Fields dirigiu seu carro diretamente contra uma multidão no comício “Unite the Right” em Charlottesville, em 12 de agosto de 2017, porque ele estava com raiva depois de testemunhar confrontos violentos entre os dois lados.

A manifestação nacionalista protestava contra o plano de remover uma estátua do general confederado Robert E. Lee.

O general Lee foi o comandante das forças dos Estados Confederados da América, a união de seis estados separatistas do Sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1865). Os Estados Confederados, do sul americano buscaram a independência para impedir a abolição da escravatura.

Mesmo após a derrota definitiva no conflito, Lee se tornou um símbolo dos movimentos extremistas norte-americanos, que ainda hoje o lembram como um herói. Portanto, a remoção da estátua de Lee foi considerada como uma afronta por esses grupos, que decidiram protestar.

A reação dos supremacistas gerou indignação de movimentos ativistas, que entraram em conflito em Charlottesville. Em um desses confrontos, Fields cometeu o atropelamento

-+=
Sair da versão mobile