Kamala Harris é a mulher negra mais poderosa do mundo, segundo a Forbes

Oprah Winfrey, Rihanna e Beyoncé também se destacam e marcam presença na lista

FONTEGlamour
A senadora Kamala Harris discursa na convenção democrata virtual - Kevin Lamarque/Reuters

Nesta terça (6.12), foi divulgada a “Lista Forbes: 100 mulheres mais poderosas do mundo” de 2022. Nela, Kamala Harris (58), vice-presidente dos Estados Unidos, ocupa a 3ª posição – se tornando, assim, com sua presença no top 3, a mulher negra de maior destaque no ano.

Mas este não é o primeiro grande destaque de Kamala: em 2010, ela foi a primeira mulher negra eleita como procuradora geral da Califórnia; em 2016, a primeira de ascendência índigena eleita para o Senado norte-americano; e recentemente, em 2021, se destacou como a primeira mulher e pessoa sul-asiática e negra a ser eleita para vice-presidente dos Estados Unidos.

Na seleção das 100 mais poderosas do mundo, Ursula von der Leyen (64), presidente da Comissão Europeia, ocupou o 1º lugar.

Beyoncé, Rihanna e outras personalidades negras também marcaram presença na lista

Junto com Kamala Harris, outras mulheres negras também se destacaram na lista anual da Forbes. A apresentadora Oprah Winfrey ocupa a 24ª posição, enquanto Rihanna e Beyoncé aparecem em 73 e 80, respectivamente.

Rihanna – que, recentemente, fez seu retorno para na música com a faixa “Lift Me Up” na trilha sonora de “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre” – já tinha aparecido na lista de novos bilionários da Forbes, chamando atenção por ser a única da seleção com menos de 40 anos.

Para definir os nomes da listagem, a Forbes considera quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. No caso de líderes políticas, produto interno bruto (PIB) e população dos países são levados em conta; já nas lideranças corporativas, considera-se receita e números de funcionaríos, bem como menções e alcance na mídia.

-+=
Sair da versão mobile