Lauryn Hill já está presa. Ed Ross, porta-voz do Departamento de Prisões dos Estados Unidos, confirmou que a cantora deu entrada em uma prisão federal de segurança mínima na cidade de Danbury, no estado de Connecticut, na segunda-feira (8).
Durante os três meses em que ficar por lá, Hill vai dividir uma cela com outras detentas e irá trabalhar nos setores de paisagismo e manutenção, além de ajudar na cozinha. Ela foi condenada em maio deste ano por sonegação de impostos referentes aos anos de 2005 a 2007.
A cantora chegou a pagar US$ 554 mil, mas afirmou não ter condições financeiras de pagar o US$ 1 milhão restante porque sofreu “ameaças veladas e chantagem” após a divulgação de seus problemas com a justiça, e por isso não conseguiu trabalhar e ganhar mais dinheiro.
Por ser mãe de seis filhos pequenos e colaborar com diversas iniciativas de caridade, Lauryn Hill teve uma atenuação em sua pena, que foi considerada “justa e razoável” por seu advogado, Nathan Hochman.
Após os três meses na penitenciária, a cantora irá permanecer em liberdade condicional pelo período de um ano, sendo que deverá passar os três primeiros meses em prisão domiciliar.
Depois de estrear no início da década de 90 como vocalista dos Fugees, com quem ganhou um Grammy e vendeu mais de 17 milhões de discos, Hill, de 38 anos, se lançou em uma bem sucedida carreira solo, com destaque para o álbum “The miseducation of Lauryn Hill”, de 1998, que vendeu 12 milhões de cópias e conquistou cinco prêmios Grammy.