Leci Brandão da Silva

Eleições 2010 - Leci Brandão

Leci Brandão da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1944 e atualmente é considerada umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.Começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira e ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos.

Atualmente, além de se dedicar à carreira musical, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e foi eleita para ocupar o cargo de Deputada Estadual pelo estado de São Paulo. Sua defesa dá ênfase a negros, igualdade racial, combate ao racismo e a inclusão do samba na política cultural do Estado de São Paulo, entre outras propostas.

Ao lançar seu primeiro DVD, “Canções Afirmativas”, ela ressaltou sua luta pela igualdade. “Quando comecei minha carreira, pensei: ‘Vou fazer da minha arte um instrumento para requerer os direitos humanos’, e fiz. Ao ver o disco montado, antes de gravá-lo, tive a idéia do nome Canções Afirmativas, que é um título bem forte e sintetiza tudo o que fiz na minha trajetória”, disse.

Fonte: Palmares

-+=
Sair da versão mobile