Lendas da África Moderna

Lendas da África Moderna

Autoras: Heloisa Pires Lima
Rosa Maria Tavares Andrade
Ilustradora: Denise Nascimento

Lendas da África Moderna
Lendas da África Moderna

72 páginas – Apresentação: 21 x 28
isbn – 978-85-99306-50-5 – preço: R$ 39,50

As lendas nascem. Não se sabe ao certo se de ouvido a ouvido ou de boca a boca. Para que elas cresçam, basta alguém relatar um episódio heroico ou descrever um ser fora do comum. Da mesma forma, alguns feitos extraordinários que chegaram como notícias da moderna África logo se tornaram lenda no Brasil.

Este livro apresenta lendas da África moderna que permitem ao leitor viajar e conhecer as belas histórias, cuja inspiração vem de Nelson Mandela, Wangari Maathai, a arte e os griôs do noroeste africano:

– Madiba: a lenda viva! enfrenta a fera de pelo branco devoradora de gente de pele negra. Por isso ele se tornou quem se tornou.
– A visionária menina Kikuiu reúne meninas para plantar milhões de árvores nativas e o suor, pelo esforço, fertiliza o solo do Quênia.
– O brinco de ouro moldado com a arte em ouro axanti, sempre perdido para ser encontrado e realizar ideias dependuradas na mente.
– A língua do griô extraordinário que faz os personagens saírem de sua boca vivos e caminhantes nos cenários das histórias que ele também faz surgir.

Quem fez o livro

Heloisa nasceu Pires Lima numa família de gaúchos há mais de meio século. Ainda criança, atravessou as coxilhas para viver em São Paulo onde se tornou doutora em Antropologia Social. Foi em 1995 que escreveu seu primeiro livro infantil. Tudo o que queria era criar uma biblioteca para o filho Gabriel. Mas seus caminhos sempre lhe trouxeram leitores com quem troca ideias sobre novos livros. Às vezes, as parcerias viram páginas como estas, divididas com a educadora Rosa Andrade, especialista em decifrar a magia das histórias criadas pelos ventos.

Quando pequena, Rosa Maria Tavares Andrade era chamada de Rainha de Sabá. Aí surgiu o interesse por fatos que rondam as rainhas negras. Bióloga, professora de citologia e genética, essa escolha conduziu, necessariamente, a uma reflexão, à receita da vida – o DNA. Explorar com os jovens estudantes esse mesclado de genes e cores de gente faz parte da sua atuação como educadora. E ocorreu assim: o estímulo da escritora Heloisa Pires Lima a fez buscar, no âmago das células, verdades que se transformaram em lendas bem modernas.

Denise Nascimento é designer, graduada pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG. Radicada na capital mineira há alguns anos, vem iluminando a escrita de diversos autores de literatura infantojuvenil. Seu trabalho faz parte dos catálogos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, organizados para as Feiras do Livro de Bolonha de 2007 e 2009, assim como do catálogo Patrimônio e Leitura, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 2007. Nesse mesmo ano, participou da Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia.

 

-+=
Sair da versão mobile