Líder comunitário denuncia secretário municipal por racismo

Fonte: F@to Re@l –

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Centenário, Cleymerson Patrício Brito, denunciou ontem (8) o secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Boa Vista, Ivo Galindo, por crime de racismo, durante uma cerimônia de entrega de títulos definitivos ocorrido na última terça-feira (7).

O líder comunitário afirmou que Galindo se excedeu pelo fato de Cleymerson ter protestado contra a administração municipal durante o pronunciamento do prefeito Iradilson Sampaio (PSB). Galindo teria lhe ordenado que se calasse, xingando-o de “preto safado”.

“Ele utilizou vários termos pejorativos contra a minha pessoa, dizendo que ‘preto não tem vez’ e ainda disse que iria ‘c… minha mulher’. Foi um ato insano e criminoso por parte de um secretário municipal”, afirmou.

No tumulto, outros dois secretários municipais, Ronan Marinho (Segurança Urbana e Trânsito) e Nélio Borges (Obras e Urbanismo), se aproximaram de Cleymerson para, segundo ele, intimidá-lo, porém nenhuma ofensa partiu deles.

O líder comunitário e algumas testemunhas registraram queixa no 2º Distrito Policial (Boletim de Ocorrência número 4.063) e pediu auxílio jurídico para processar o secretário municipal de comunicação.

Além disso, o presidente da Federação das Associações dos Moradores do Estado de Roraima (FAMERR), Faradilson Mesquita, disse que vai solicitar uma audiência com o prefeito Iradilson Sampaio para pedir a exoneração imediata de Galindo. A Famerr recebeu o apoio dos movimentos associados aos afrodescendentes.

“Nos dias de hoje, um crime como este de racismo é bárbaro e quem o comete não pode ficar impune, ainda mais se tratando de um secretário de comunicação social do poder executivo”, reclamou.

Outro lado

O secretário Ivo Galindo foi procurado, nesta quarta-feira, para comentar a respeito da denúncia, mas até o momento ainda não se pronunciou.

Matéria original: Líder comunitário denuncia secretário municipal por racismo

-+=
Sair da versão mobile