Livro narra perseguição da ditadura a Tony Tornado: ‘importou o gesto-símbolo do poder negro’

FONTEO Globo, por Marta Szpacenkopf
Tony Tornado | Reprodução/Imagem retirada do site O Globo

O livro “Dançando na mira da ditadura: bailes soul e violência contra a população negra nos anos 1970” vai mostrar como a juventude negra foi alvo de violações durante o regime militar e narra perseguição da ditadura a Tony Tornado.

A obra foi escrita por Lucas Pedretti, o historiador que encontrou o dossiê usado para prender Caetano Veloso, ponto de partida do filme “Narciso em férias”.

Entre diversos documentos e situações, Pedretti narra como Tony Tornado foi alvo do Centro de Informações do Exército durante o 5º Festival Internacional da Canção, em 1970. No documento intitulado “Flávio Cavalcanti, Tony Tornado e Danuza Leão tentam suscitar o problema da discriminação racial no Brasil”, os militares relatam que Tony importou o “gesto-símbolo do ‘poder negro’ (comunista)”.

O relatório revela que “toda máquina policial se movimentou nos bastidores do Maracanãzinho para impedir os gestos de caráter político do cantor” — ou seja, a saudação à moda dos Panteras Negras.

O livro, que será editado neste ano pelo Arquivo Nacional, e além da perseguição da ditadura a Tony Tornado também descreve como o Exército monitorou outros artistas negros.

-+=
Sair da versão mobile