Lupita Nyong’o é eleita a mulher do ano pela a revista Glamour

Depois de ser eleita a mulher mais bonita do ano pela revista People, ser chamada de “garota dourada de Hollywood” ao estampar a capa da revista Vogue americana, ser eleita a nova embaixadora da Lâncome, isso sem falar do maior título: o Oscar de melhor atriz por “12 anos de escravidão” que a fez ganhar notoriedade.

Lupita agora ostenta o título de mulher do ano, dado pela edição americana da revista Glamour. E não é para menos: a vencedora do Oscar ganhou o mundo, e redefiniu os conceitos de sucesso e beleza ao redor do mundo – por apenas ser quem é. O resto é história.

(Foto: Divulgação/ Glamour)

A atriz, que explodiu após seu desempenho no longa de Steve McQueen, atingiu rapidamente a fama, e conseguiu ter um impacto (nada momentâneo) nas indústrias da moda e do cinema, que é chamado de “Efeito Lupita” por alguns. Quem não quer ter o mesmo batom ou o esmalte que ela está usando? Na entrevista para a publicação, fama, dinheiro e quebra de padrões não ficaram de fora. Ela conta como reage ao tal “efeito”:

“Eu dou risada. Eu ouço as pessoas falando em imagens populares, mudanças culturais, e isso me faz bem. Significa que a menina que eu era, há um tempo, hoje tem uma imagem que está sendo difundida, e que me faz acreditar que todas podem ser bonitas, dignas… Até eu ver pessoas que se pareciam comigo, fazendo coisas que eu queria, eu não tinha tanta certeza que isso era uma possibilidade. Ver Whoopi Goldberg e Oprah no filme “A Cor Púrpura”, me fez perceber: “Oh, eu poderia ser atriz”. Nós plantamos essa semente, a da possibilidade.”

A atriz, de 31 anos, após ganhar o Oscar e participar do programa da comediante Ellen DeGeneres na TV americana, conseguiu colocar a hashtag #LupitasLipBalm nos Trending Topics no Twitter. E mais tarde a marca de seu batom divulgou que o produto estava esgotado.

Considerada um fenômeno, Nyong’o disse à revista Glamour que aceitar o título de “celebridade” não foi tão fácil como parece. Quanto questionada sobre como sua vida mudou depois de ganhar um Oscar, ela aponta:

“Esta é realmente uma conversa que eu estou ansiosa para ter daqui a dez anos, quando tudo isso estiver à minha sombra e eu tiver uma outra visão sobre o que aconteceu – agora ainda estou ajustando, entendendo. Acho que, resumidamente, me sinto ‘catapultada’ para um lugar diferente. Eu dei uma pequena ‘guinada’. Eu tinha um sonho de ser atriz, mas não pensava em ser famosa. E eu ainda não descobri como é ser uma celebridade, isso é algo que eu estou aprendendo, e eu gostaria que houvesse um curso para isso [risos]. Eu tenho consciência de que o meu papel seja maior do que eu imagino.”

A entrevista completa com a atriz pode ser lida, na íntegra, em inglês, no site oficial da Glamour. Veja mais imagens do ensaio:

lupita2
(Foto: Divulgação/ Glamour)
lupita3
(Foto: Tom Munro/ Glamour)

 

+ sobre o tema

“Eu sabia da desigualdade racial, mas não fazia nada porque não estava ao meu redor”, diz Giovanna Ewbark em vídeo

Atuando há cerca de um ano como youtuber, Giovanna Ewbank comemorou a...

Angola Janga: a resistência de Palmares em quadrinhos

O Quilombo dos Palmares, um dos principais do período...

Dono do melhor disco do ano, Rincon Sapiência lança a sensacional “Afro Rep”; assista

O rapper lançou seu primeiro álbum de estúdio, Galanga...

Novidade no pop nacional: grupo Donas mal chegou e já é viral no Spotify Brasil

Tem novidade na música brasileira! Essas meninas mal chegaram...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=