Mãe acusa companhia aérea de racismo por denúncia de que traficava filha negra

Mary MacCarthy diz que contratou um advogado e quer que Southwest Airlines seja considerada "totalmente responsável"

FONTECNN, por Jenn SelvaGregory Lemos
Mãe viajava com filha para Denver, nos Estados Unidos Arquivo pessoal de Mary MacCarthy

Uma mulher da Califórnia está acusando a Southwest Airlines de discriminação racial, dizendo que foi acusada de tráfico humano enquanto viajava com sua filha birracial.

Mary MacCarthy, de Los Angeles, disse à CNN que ela e sua filha de 10 anos, Moira, estavam voando para Denver, em 22 de outubro, após receber a notícia de que o irmão de MacCarthy havia morrido repentinamente.

A mãe e a filha fizeram uma breve parada em San Jose e embarcaram em outro voo da Southwest, mas perceberam que não poderiam sentar juntas.

Uma mulher da Califórnia está acusando a Southwest Airlines de discriminação racial, dizendo que foi acusada de tráfico humano enquanto viajava com sua filha birracial.

Mary MacCarthy, de Los Angeles, disse à CNN que ela e sua filha de 10 anos, Moira, estavam voando para Denver, em 22 de outubro, após receber a notícia de que o irmão de MacCarthy havia morrido repentinamente.

A mãe e a filha fizeram uma breve parada em San Jose e embarcaram em outro voo da Southwest, mas perceberam que não poderiam sentar juntas.

“Eu perguntei aos comissários de bordo se poderíamos sentar juntas, mas eles disseram que cada um de nós teria que ocupar um assento do meio”, disse Mary. “Então, com a permissão deles, perguntei aos outros passageiros se eles poderiam gentilmente se mudar para que pudéssemos ficar juntos, especialmente porque minha filha estava de luto, e eles fizeram. As pessoas são legais.”

Quando chegaram a Denver, disse Mary, ela e a filha foram recebidas na ponte por dois policiais de Denver.

“Fiquei muito chocada; tendo perdido meu irmão na noite anterior, pensei que outra pessoa da minha família tivesse morrido e que a polícia tivesse sido enviada para dar a notícia”, escreveu em um e-mail para a equipe de mídia da Southwest Airlines, que foi incluído no relatório policial. “Quanto à minha filha, ela estava terrivelmente assustada: [Moira] já vivia o trauma da morte do tio e tem medo da polícia devido às manchetes constantes sobre como a polícia trata os negros (ela é negra). Minha filha começou a soluçar e estava inconsolável “, dizia seu e-mail.

Os policiais garantiram que não havia nada de errado, mas disseram que queriam interrogar Mary e Moira, diz a mãe.

“Eles disseram que estavam aqui porque minha filha e eu fomos denunciados por comportamento suspeito, agindo de forma suspeita antes do embarque e durante o embarque”, disse ela.

“Peguei meu telefone e imediatamente comecei a gravar. Eu disse (ao policial) quem éramos e que minha filha estava chorando porque havia perdido um membro da família”, diz Mary.

De acordo com um relatório da polícia de Denver, “Mãe e filha foram inocentadas”.

Denúncia

O relatório também observou que os policiais estavam respondendo a um “possível tráfico humano relatado por um comissário de bordo da SouthWest”, mas Mary diz que só descobriu duas semanas depois que era suspeita de tráfico de pessoas.

“Recebi uma ligação da unidade de tráfico de pessoas da polícia de Denver informando que eles estavam acompanhando o incidente”, disse ela à CNN.

CNN entrou em contato com o departamento de polícia de Denver na tarde de domingo (7) sobre a reclamação de Mary, mas não recebeu uma resposta.

A mãe acusa a Southwest Airlines de discriminação racial. Ela diz que contratou um advogado e quer que a companhia aérea seja considerada “totalmente responsável”.

“Dei à companhia aérea tempo suficiente para entrar em contato comigo e se desculpar – mais de duas semanas depois, ainda não recebi nada mais do que duas respostas automáticas breves. O tempo para um pedido de desculpas já passou”, disse Mary.

Em seu e-mail para a equipe de mídia da Southwest, a mãe disse que queria um pedido de desculpas por escrito da companhia aérea, o reembolso imediato do preço total das passagens e “uma compensação adicional para explicar o trauma imposto a uma família inocente, especialmente a dez pessoas em luto. menina negra de um ano. ”

A Southwest Airlines disse que está “desanimada” com o relato e tem planos de contatá-la.

“Estamos realizando uma revisão da situação internamente e entraremos em contato com o cliente para tratar de suas preocupações e oferecer nossas desculpas por sua experiência em viajar conosco. Nossos funcionários passam por um treinamento robusto sobre tráfico de pessoas. Acima de tudo, a Southwest Airlines se orgulha em fornecer um ambiente acolhedor e inclusivo para os milhões de clientes que viajam conosco a cada ano “, disse o porta-voz da Southwest Airlines, Dan Landson, em um comunicado à CNN, no domingo (7).

“Se fosse uma criança branca, não haveria sobrancelha levantada”, disse o advogado de MacCarthy, David Lane, à CNN.

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