Mãe Stella é internada em Salvador

FONTEDo G1
Mãe Stella (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

A ialorixá baiana Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, foi internada na manhã desta sexta-feira (27), no Hospital da Bahia, em Salvador.

Por meio de nota, a assessoria do Hospital da Bahia informou que Mãe Stella foi internada na UTI Cardíaca da unidade de saúde para avaliação médica especializada, controle de sintomas e realização de exames complementares para diagnóstico do quadro clínico neurológico, após dar entrada no hospital com mal estar, seguido de intensa dor de cabeça e desorientação.

Ainda segundo a nota Mãe Stella está consciente e conversando, mas não há previsão de alta.

A religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país. No mês passado, lançou um canal no YouTube, onde faz vídeos com ensinamentos e referências da cultura iorubá, memórias, depoimentos e textos sobre a sua vida.

Autora de 10 livros, sendo o último lançado no mesmo dia em que colocou o canal no YouTube no ar, Mãe Stella foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião.

Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, foi a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. É uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil.

Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

-+=
Sair da versão mobile