Mãe Stella recebe mais alta condecoração da Assembleia Legislativa

Primeira liderança religiosa de matriz africana a receber a comenda Dois de Julho, mais alta condecoração da Assembleia Legislativa, Mãe Stella de Oxóssi foi parabenizada, nesta sexta-feira (14), por diversas autoridades políticas e representantes da sociedade civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  

por SEPROMI enviado para o Portal Geledes

“É com muito alegria que recebo essa homenagem”, agradeceu a ialorixá do Axé Opô Afonjá, ressaltando a continuidade da luta contra intolerância religiosa. “Todos somos irmãos, desde a formação do universo, cada um com sua religião, cor e tradição, o que deixa o mundo muito mais diversificado”, completou.

Representando o governador Rui Costa na atividade, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, considerou o reconhecimento “bastante simbólico para os povos de religiões de matriz africana, mães de santo, mulheres da Bahia, que são o pilar das famílias e comunidades, reproduzindo importantes costumes e valores”, afirmou.

Ela pontuou, ainda, as contribuições da ialorixá nas áreas da educação e social, deixando um “legado enorme para os baianos, principalmente no que se refere ao respeito às diferentes crenças”.

A cerimônia de condecoração, proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo, contou, ainda, com a participação do secretário da Cultura, Jorge Portugal, do ex-governador Waldir Pires, e representantes do Ministério da Cultura, da Academia de Letras da Bahia, onde a ialorixá ocupa assento desde 2013, da Polícia Militar, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública, dentre outras instâncias.

Assessoria de Comunicação – SEPROMI

 

-+=
Sair da versão mobile