Magia negra: Dança da redenção

Enviado por / FonteDo Diário de Pernanbuco

Depois de mais uma tarde de ensaios, treze jovens de comunidades de baixa renda do Recife alongam o corpo, sentam-se no chão para mais uma avaliação com um dos seus mestres. Os corpos talhados por alguns anos de dedicação às danças populares chamam a atenção. Só que, no caso desses jovens dançarinos, todos integrantes do programa Pé no Chão, a beleza está no centro da nova peça musical a que se dedicaram no último ano. Magia negra – traduzida na França, para onde o grupo partiu nesta semana, para Magie Noire – traz no seu título uma provocação. Afinal, o que os jovens, todos negros, estariam mostrando numa peça com esse nome? “A tendência é as pessoas acharem que estamos falando de trabalhos de umbanda, feitos para enfeitiçar ou prejudicar alguém. A peça, em função do nome, causa impacto aonde chega. Mas o tema é diferente do que se imagina”, diz o dançarino Ricardo. “A magia que a gente leva é a nossa beleza negra”, completa.

A montagem é fruto de uma parceria que já dura seis anos, entre o grupo Pé no Chão e a Compagnie Ophélia de Théâtre, da França. Na peça, os atores buscam desconstruir o conceito comum de que “magia negra é a evocação dos espíritos para fazer algum mal” e construir um novo conceito, pautado na beleza e na alegria, no encanto do povo negro.

O grupo já está na França, depois segue para a Itália. Não é a primeira vez que os alunos assistidos pelo Pé no Chão saem do país para apresentações. Em 2006, ao lado da mesma companhia Ophélia, o Pé no Chão havia montado e apresentado na França o espetáculo Resistência. A base eram as danças e lutas negras, como maculelê e a capoeira. Dessa vez, o balé mergulhou no estudo dos movimentos contemporâneos. Foi um ano de trabalho corporal seguido de um processo seletivo que, entre mais de vinte alunos, selecionou apenas treze.

O diretor do espetáculo, que coordenou o processo de criação coletiva, foi o coreógrafo francês Laurent Poncelet. Ele conseguiu que os garotos e garotas do Pé no Chão criassem movimentos que refletem cenas do seu cotidiano – muitas vezes violento e degradante – nas comunidades. Há uma combinação dessa encenação com passos das danças populares afro-pernambucanas. Na volta ao Brasil, o grupo já tem agendadas doze apresentações. Faltará apenas patrocínio. Para a viagem à França, o Pé no Chão recebeu o apoio do Banco do Nordeste, da Caritas France, Prefeitura de Bologna, Prefeitura do Recife e Consulado Francês no Recife.

A representação no palco é espelho da realidade dos bailarinos nas ruas. Tamires, Gabriela e Ricardo moram em Chão de Estrelas; Lucas, Ademilson, Daniela e Eliene são do Arruda; Luziel, de Água Fria; Ítalo, Romário e Jonas moram em Santo Amaro, na área do Beco dos Casados; Hilton fica do lado rival, conhecido como Campo do Onze. Ali, no entanto, são todos aliados e combatentes. Fazem parte de um projeto que reconhece a importância da arte como mediadora em zonas de conflito. De um lado, as drogas, sobretudo o crack, maior destruidor da digninadade dos meninos pobres. Do outro, a maior chance que já passou por suas vidas, a oportunidade de um futuro melhor.

A turnê do Pé no Chão, segundo o coreógrafo Laurent, chegará à Europa como o trabalho de um grupo de dançarinos que faz uso do popular e do contemporâneo, com movimentos, encenações e performances. Não apenas como atores de um projeto social tentando conquistar a plateia por parecerem exóticos, ou em função da baixa renda. Não é a primeira vez que saem do Brasil e, a cada vez que voltam, a imaginação se amplia, para tentar enxergar o quão longe podem ir das próximas vezes.

 

+ sobre o tema

Exposição sobre orixás aborda religião e cultura negras, em Brasília

Mostra 'Geometria, símbolos e cores' fica em cartaz no...

Sambista da Vez – Websérie para tempos de isolamento

SEGUNDA TEMPORADA DA WEBSÉRIE SAMBISTA DA VEZ - RICARDO...

Festa das Ciatas celebra mulheres do samba e na culinária

Em sua segunda edição, a Festa das Ciatas em...

para lembrar

Escolha da Deusa do Ébano será realizada no dia 24

No próximo dia 24, elas vão subir ao palco,...

Resultados da pesquisa Xongani: moda e ancestralidade

Uma história que começa quando uma família brasileira se...

11 filmes de Hollywood previstos para 2016 com protagonistas negros

Enquanto Hollywood continua lutando para conseguir alcançar mais eficazmente...

Rapper Yzalú lançará novo álbum. Confira!

O álbum completo sai, virtualmente, apenas no próximo dia...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=