O Coletivo Usina de Rima de Divinópolis realiza no dia 26 de julho a 4ª edição da “Batalha de MC’s”. O evento começa às 17h, na ocupação cultural, que fica na Rua Vereador Dr. Waldemar Rausch, no Bairro Santa Clara, próximo ao Teatro Municipal Usina Gravatá.
Haverá apresentação dos grupos Consciência Real e Servo Joul de Divinópolis, e Ice Black de Itaúna, além de apresentação do grupo de dança Geração Stret Dance (GSD) e grafitagem.
As inscrições para a “Batalha de MC’s” e para os “Pocket Show’s” podem ser feitas pelo site parceiro do evento. A batalha é disputada por rappers em modalidade livre, eliminatória, em duas etapas de 30 segundos. A última edição da disputa contou com dois jurados, sendo um técnico e outro artístico. Esse formato permanecerá em todas as edições do evento. O público sempre terá a prerrogativa do voto inicial podendo solicitar uma terceira etapa que será avaliada pelo voto técnico e artístico, respectivamente.
Usina de Rima
O coletivo Usina de Rima surgiu em Divinópolis, em março de 2014, com objetivo de discutir a mobilidade urbana e ocupar do tempo livre para dar espaço a arte e à cultura. “O Usina de Rima é formado por jovens envolvidos em manifestações populares como poesia marginal, malabares, hip-hop, entre outras. O coletivo conta com parceiros de outros grupos e entidades culturais como o Coletivo Pulso, Barkaça, Seja Doce, Divino Circo, RAP de Rua, Movimento Negro. Esses coletivos constituem uma rede colaborativa de atuação cultural articulada pelo Ponto de Cultura da cidade”, explicou o agente cultural, Marlon Ferreira.