Malcom estreia na Rússia em jogo com protestos racistas

Malcom em preparação para jogo do Zenit no Campeonato Russo Getty Images

Malcom estreou pelo Zenit, da Rússia, dias depois de deixar o Barcelona. No empate em 1 a 1 com o Krasnodar, porém, o brasileiro teve que enfrentar manifestação racista da própria torcida.

Do ESPN.com.br

Malcom em preparação para jogo do Zenit no Campeonato Russo (Foto: Getty Images)

Nas arquibancadas, um grupo de torcedores da equipe russa mostrou faixa com a seguinte inscrição: “Obrigado à direção por respeitar nossas tradições”.

O texto, segundo a imprensa europeia, ironizava a diretoria pela contratação de um jogador negro como Malcom – que entrou no segundo tempo e jogou 18 minutos.

A “tradição” referida pelo grupo é descrita em um longo manifesto já publicado pelos torcedores no passado. Nele, há uma parte exclusiva para tratar de atletas negros

“(…) A ausência de jogadores negros no Zenit é apenas uma importante tradição. Ela enfatiza a identidade do clube e nada mais. Graças a preservação (dessa tradição), o Zenit tem a sua cara reconhecida no mundo, como poucos clubes que mantém isso”.

Além de Malcom, o Zenit também conta com o brasileiro, e negro, Douglas Santos, ex- Atlético-MG. No jogo, o lateral acabou fazendo um gol contra.

Malcom chegou ao Zenit na última sexta-feira. O clube russo pagou 40 milhões de euros (R$ 173 milhões) ao Barcelona para trazer o jovem de 22 anos, revelado pelo Corinthians.

-+=
Sair da versão mobile