Manaus vê boom de enterros, que triplicam e chegam a 82 por dia

Enterro realizado em Manaus neste mês de abril (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly / BBC News Brasil)

Com o sistema público de saúde em colapso devido à pandemia do novo coronavírus, Manaus registrou aumento de quase três vezes no número de enterros nos cemitérios municipais, na comparação com o período anterior à crise.

Por Fávio Costa, do UOL

Entre os dias 12 e 19 de abril, 656 corpos foram sepultados nos campos santos administrados pela Prefeitura de Manaus, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana obtido com exclusividade pelo UOL: uma média de 82 cerimônias fúnebres por dia, frente aos 28 sepultamentos diários registrados em média em 2019.

Não é possível ligar diretamente esse aumento de enterros apenas à covid-19. Mas não há outro elemento que justifique esse crescimento tão expressivo e abrupto no movimento dos cemitérios públicos manauaras. As autoridades admitem que cadáveres são levados às covas sem passar por testes para verificar o contágio.

No entanto, a capital do Amazonas já faz enterros em covas coletivas para atender a alta na demanda por sepultamentos. Coveiros da cidade chegaram a enterrar dez caixões lacrados em uma cova aberta com a ajuda de uma retroescavadeira em um cemitério da cidade.

O pico aconteceu no domingo (19), quando baixaram à terra 122 corpos em Manaus. Neste dia, o governo do Amazonas registrou oficialmente três mortes oficiais por covi-19 na capital.

AM tem maior incidência de covid-19 no país

Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que o Amazonas tem mais a alta taxa de incidência da covid-19 entre todos os estados país. De acordo com o boletim divulgado pelo governo federal nesta terça-feira (21): são 2.270 casos confirmados e 193 mortes — cerca de 85% dos óbitos foram registrados na capital.

A subnotificação dos óbitos é reconhecida pelo governador Wilson Lima (PSC). Em entrevista concedida na semana passada à Rádio Tiradentes, ele afirmou que não há “teste para todo mundo”.

Enterro realizado em Manaus neste mês de abril (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly / BBC News Brasil)

Patrícia Sicchar, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas e funcionária do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Manaus, tem relato semelhante.

“Cada vez mais as pessoas morrendo em casa nessa pandemia. E essas pessoas não estão sendo testadas. Os parentes procuram o médico para emitir o atestado de óbito. O médico não sabe as circunstâncias da morte e acaba colocando como causa indeterminada”, afirma.

Moradores da cidade têm divulgado vídeos nas redes sociais em que mostram aglomeração nos cemitérios e dezenas de enterros sendo realizados de maneira simultânea (veja o vídeo que abre a reportagem).

Em acordo com a prefeitura, as funerárias começaram a buscar corpos de falecidos durante a noite nos hospitais e nas casas. Os esquifes já saem lacrados dos estabelecimentos e vão direto para o sepultamento.

“A gente saiu de uma média de por volta de 30 enterros por dia para um pico de 120. Achávamos que chegaríamos a 90 sepultamentos diários em maio, agora já há quem fale em até 150, 200 por dia. A situação está muito crítica em Manaus. Queremos evitar que isso aqui se torne um novo Equador”, disse um agente funerário, com 30 anos de experiência no ramo. Ele pediu para não ser identificado.

Os enterros são feitos com os caixões lacrados, independente da causa da morte.

Confusão nos hospitais

O estado de confusão em que se encontram os hospitais dificulta os sepultamentos. Cadáveres sem identificação são transferidos para necrotérios das unidades de saúde. Restam aos familiares entrarem por conta própria nos locais sem proteção para identificar seus mortos.

“Meu tio teve que fazer isso no Hospital Público de 28 de Agosto, se não iríamos perder o enterro de minha avó. Ele entrou sem proteção alguma. Tivemos que ligar para administração do cemitério municipal porque os enterros só acontecem até as 15h”, disse um morador da cidade, que prefere não se identificar. A reportagem ouviu outros dois relatos que revelavam circunstâncias parecidas.

Nos cemitérios, coveiros fazem sepultamentos sem proteção e os presentes se aglomeram, como revelou reportagem da Folha de S.Paulo.

Manaus tem seis cemitérios urbanos públicos e quatro rurais. Há um cemitério privado em uma cidade vizinha à capital.

Prefeitura amplia estrutura

Em resposta a Prefeitura de Manaus afirma que antes do começo da pandemia já “estava realizando a infraestrutura de uma nova área para ampliação do cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, que tem recebido os corpos de casos suspeitos ou confirmados de covid-19.”

Entre as regras impostas para os enterros, estão a limitação de dez pessoas por velório e a redução para até duas horas do tempo dessas cerimônias. “Ao sepultamento, só está permitida a presença de, no máximo, cinco pessoas”, diz a prefeitura.

 

FIQUE EM CASA

-+=
Sair da versão mobile