Março por Marielle: Instituto lança Agenda Colaborativa com ações que denunciam 3 anos de impunidade

FONTEInstituto Marielle Franco
Reprodução/Facebook

O Instituto Marielle Franco, criado pela família da vereadora, abriu um chamado para ONG’s,  coletivos, associações, sindicatos e indivíduos que queiram participar da Agenda Colaborativa de  Ações. A atividade faz parte da programação do #MarçoPorMarielleEAnderson – movimento  criado pelo Instituto para lembrar o crime ocorrido em 14 de março de 2018.  

O objetivo é formar uma ampla rede de ações, realizadas no Brasil e no mundo, em memória de  Marielle e Anderson e pela punição dos responsáveis pelo crime, que completa 3 anos de  impunidade. Para participar da Agenda Colaborativa de Ações, a organização ou indivíduo deve  cadastrar sua atividade no link: institutomariellefranco.org/3-anos.  

A Agenda acolhe tanto atividades nas redes sociais e mundo virtual (lives, posts, vídeos, fotos,  animações, músicas, poemas etc), quanto em ambientes físicos (faixas, grafites pinturas de rua,  placas na janela, discursos em parlamentos etc). A ideia é que cada organização ou indivíduo use  sua criatividade e faça sua homenagem, colaborando para ampliar as vozes que perguntam:  quem mandou matar Marielle e Anderson e por quê?

Uma das orientações do Instituto é que as ações por justiça para Marielle e Anderson sejam feitas  sem aglomerações, com segurança e todos os cuidados necessários diante da pandemia que se  mantém de forma preocupante.  

Por Justiça: cobrança de respostas das autoridades  

Além da mobilização em torno da Agenda Colaborativa de Ações, o  #MarçoPorMarielleEAnderson terá outras atividades preparadas pelo Instituto para visibilizar o  legado e memória de Marielle e pedir por justiça, como a compilação de 3 anos de investigação  do caso – que segue sem a identificação do mandante, incidência sobre as autoridades  competentes, intervenções pela cidade e o protocolo de projetos de lei relacionados à atuação de  Marielle e ao tema da violência política. As informações completas sobre as ações serão  divulgadas ao longo do mês.  

“Há três anos que o mês de março é um marco muito forte para nós, da família, mas também para  todas aquelas e aqueles que continuam na luta por justiça e para que mais nenhuma mulher  negra, LGBTQIA+ e periférica seja interrompida”, pontua Anielle Franco, irmã de Marielle e  diretora executiva do Instituto Marielle Franco.  

“São três anos sem respostas para um dos maiores casos de violência política no Brasil, na  América Latina e no mundo. Seguiremos cobrando estas respostas do Ministério Público, do  governo de Estado e do governo federal: queremos transparência nas investigações e prioridade  sobre a elucidação deste caso tão importante para a democracia brasileira. E seguiremos, por  muitos anos, inspiradas pela luta de Marielle, fazendo ecoar sua trajetória e regando as suas  sementes para as novas gerações”, finaliza. 

Sobre o Instituto Marielle Franco 

O Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, com a missão de  inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da  sociedade por um mundo mais justo e igualitário. O Instituto se baseia em quatro pilares de ação: Lutar por Justiça,  Defender a Memória, Multiplicar o Legado e Regar as Sementes plantadas por Marielle. 

-+=
Sair da versão mobile