Mattiwilda Dobbs

Mattiwilda Dobbs

Mattiwilda Dobbs nasceu em 11 de julho de 1925 em Atlanta, Georgia, Estados Unidos, onde seus pais eram líderes da comunidade afro-americana. É um soprano coloratura e uma das primeiras cantoras negras a seguir importante carreira internacional na ópera. Dona de voz pequena, porém vibrante, foi admirada por sua refinada técnica vocal e por suas expressivas interpretações.

Após vencer o Concurso Internacional de Música em Genebra, Suíça, em 1951, estreou profissionalmente na ópera por ocasião do Holland Festival, no papel de Rouxinol, em Le Rossignol, de Stravinsky, em 1952.

Em breve ela se apresentava nos principais festivais e teatros de ópera na Europa. Estreou no Festival de Glyndebourne, no papel de Zerbinetta, em Ariadne auf Naxos, em 1953. No mesmo ano apresentou-se no Teatro La Scala, como Elvira, em L´italiana in Algeri. Foi também a primeira vez que um artista negra cantou naquele teatro. Em Londres cantou na Royal Opera House, no papel de Rainha de Shemakha, em Le Coq d´Or, em 1954. Apresentou-se também na Ópera de Paris, na Ópera Estadual de Viena e nos teatros de ópera de Hamburgo e Estocolmo.

Sua estréia americana foi em um recital com a Little Orchestra Society, em Nova York, em 1954. Estreou na Metropolitan Opera (Met), cantando o papel de Gilda, em Rigoletto, em 9 de novembro de 1956. Embora Marian Anderson a tivesse precedido naquele palco, foi a primeira cantora negra a assinar um contrato de longa duração com o Met. Seguindo o exemplo de outros intérpretes afro-americanos, recusou-se a se apresentar para platéias segregadas e, assim, só conseguiu cantar em sua cidade natal em 1962.

Mattiwilda Dobs retirou-se do palco em 1974 e começou a ensinar na Universidade do Texas, onde foi a primeira afro-americana do corpo docente. Deu prosseguimento à sua carreira de professora de voz na Universidade Howard, em Washington, D.C., até aposentar-se e ir morar em Arlington, Virginia.

Descrição das imagens

5 – Mattiwilda Dobbs no papel da Rainha de Shemalka, na ópera O Galo de Ouro,de Stravinsky, no Covent Garden, Londres, 1954


Para saber mais

Biografia, formação artística, carreira, repertório, prêmios recebidos, bibliografia sobre a cantora

Capturado de “http://en.wikipedia.org/wiki/Mattiwilda Dobbs”

Categorias: American opera singers | Operatic sopranos | Living people


Texto (excertos): Capturado de Wikipedia, the free encyclopedia

Imagens: Capturadas de Google Images

Tradução, pesquisa e seleção de imagens: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

-+=
Sair da versão mobile