MC Afrika Bambaataa e o futuro do hip hop

“Fight the Power”. Título da mais famosa música do grupo de rap Public Enemy, lançada no fim dos anos 1990, é também uma das frases que não abandonam o discurso de Afrika Bambaataa, um dos pais do hip hop, movimento que completa 35 anos em 2010. Desde o fim de março, o MC (e também DJ) está no País para cumprir agenda de shows e palestras.

Na última terça-feira, em São Bernardo, conversou com seguidores. O Grande ABC sempre faz parte das turnês do artista. Desde 2002, a sede brasileira da ONG criada por Bambaataa, a Zulu Nation, funciona em Diadema, coordenada por King Nino Brown. A principal bandeira é a transformação social de comunidades carentes por meio dos cinco elementos do hip hop – MCs, DJs, b-boys (e b-girls), grafite e o conhecimento.

Em quase quatro décadas de existência, o hip hop como movimento social deposita suas esperanças de longevidade fora do Bronx, onde nasceu. “Nos Estados Unidos, a maioria está acomodada e dominada pela indústria musical, fazendo dinheiro. Alguns poucos ainda lutam por mudanças em seu bairro e no mundo”, critica o MC.

O Brasil tem grandes chances de ser forte, acredita. “Aqui o trabalho continua crescendo. Os brasileiros têm um espírito de colaboração independentemente de pobreza e riqueza. Todos sabem o quanto lutaram, o que superaram. Mas é preciso perceber que há algo de muito errado quando existem pessoas vivendo na miséria por conta de tanta ganância”, justifica.

SEM AFETAÇÃO – Apesar do evidente respeito dos hip hoppers ao ‘mestre”, como é conhecido, a plateia não se mostrou intimidada e crivou Bambaataa, que estava acompanhado de outros músicos, de perguntas. Na pauta, desde a função da moda como expressão do movimento musical até as diferentes vertentes que o estilo engloba.

A opinião do artista sobre o que os brasileiros estão fazendo artisticamente também gerou bastante curiosidade. Nomes como Marcelo D2, Racionais MCs e Rappin Hood foram indicados como bons exemplos do som. Mas a lista de trabalhos tupiniquins admirados não parou por aí, surpreendendo os hip hoppers que torcem o nariz para o funk carioca. A batida frenética que facilmente gruda nos ouvidos, conhecida no Exterior simplesmente como ‘baile funk” foi elogiadíssima.

“É o que mais chega do Brasil lá fora, embora muitos aqui digam que não gostam por conta das letras, cheias de referências a sexo. Mas nada impede fazer funk com letras que mostrem a sua verdade”, afirmou, citando Mr. Catra como exemplo.
Bambaataa também questionou o público, como forma de medir o nível de sabedoria sobre a identidade dos habitantes do continente. Pelo sorriso que exibiu ao fim do encontro, todos parecem ter passado pela sabatina

 

+ sobre o tema

“Eu sabia da desigualdade racial, mas não fazia nada porque não estava ao meu redor”, diz Giovanna Ewbark em vídeo

Atuando há cerca de um ano como youtuber, Giovanna Ewbank comemorou a...

Angola Janga: a resistência de Palmares em quadrinhos

O Quilombo dos Palmares, um dos principais do período...

Dono do melhor disco do ano, Rincon Sapiência lança a sensacional “Afro Rep”; assista

O rapper lançou seu primeiro álbum de estúdio, Galanga...

Novidade no pop nacional: grupo Donas mal chegou e já é viral no Spotify Brasil

Tem novidade na música brasileira! Essas meninas mal chegaram...

para lembrar

Super Domínica: a heroína de uma negra ilha caribenha

Domínica é um Estado Insular soberano situado no mar...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=