Medalha Theodosina Ribeiro 2015

Entre as indicadas está a levantadora Fofão, campeã olímpica em 2008 nos jogos de Pequim pela Seleção Brasileira de Vôlei, que será homenageada pela deputada Leci Brandão com a Medalha Teodosina Ribeiro

Do Deputada Leci Brandão

A campeã olímpica Hélia Rogério de Souza Pinto, a Fofão, que se despediu das quadras recentemente, será uma das homenageadas com a Medalha Theodosina Ribeiro. A outorga da medalha acontece durante Sessão Solene a ser realizada na Assembleia Legislativa no dia 19 de junho, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A premiação é um reconhecimento às mulheres cujos trabalhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade.

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi instituída neste ano após aprovação de um Projeto de Resolução de sua autoria. Ao ser instituído sob a forma de Resolução, a outorga da Medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. A iniciativa conta, ainda, com o apoio das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Ana do Carmo (PT). “A população negra, principalmente as mulheres, precisam de referências positivas. A Fofão foi uma grande atleta e que nos deu muito orgulho nas quadras. Essas referências precisam ser valorizadas”, declara Leci.

Mulheres homenageadas

A diversidade é uma marca do time de homenageadas que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade. Neste ano, entre as homenageadas estão Fofão, campeã olímpica de vôlei, Angélica de Maria Mello de Almeida, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Sueli Carneiro, fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Cida Bento, diretora e fundadora do CEERT, a rapper Preta Rara e a deputada federal Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda (PE) e Presidente Nacional do PCdoB, sendo a primeira mulher a presidir o PCdoB nacionalmente.

Edições anteriores

Nos anos de 2013 e 2014, a deputada realizou o Prêmio Theodosina Ribeiro, em parceria com as entidades Elas por Elas – Vozes e ações das mulheres, Geledés – Instituto da Mulher Negra – e Unaccam –União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, homenageando mulheres dos mais diversos segmentos. “Essa Medalha fortalece a discussão sobre as minorias e os segmentos excluídos de nossa sociedade. Além disso, é uma homenagem mais do que merecida à Dra. Theodosina Ribeiro, que é um exemplo e uma inspiração para nós, mulheres negras, por toda a luta que ela representa. Ser a primeira mulher negra eleita deputada no estado de São Paulo é sinônimo de força e garra que a história não pode esquecer”, afirma a deputada Leci Brandão.

Dra. Theodosina Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Dra. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

Homenageadas com a Medalha Theodosina Ribeiro 2015

homenageadas-theodosina-WEB-426x319

MARIA EULINA HILSENBECK – Fundadora do Clube de Mães do Brasil. Organização Não Governamental que acolhe, educa, profissionaliza e encaminha centenas de moradores de rua e dependentes químicos a uma vida mais saudável e digna.

ANA LUCIA VILAR MAMEDE KEHDI – Presidente da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas.

SUELI CARNEIRO – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

ANGÉLICA DE MARIA MELLO DE ALMEIDA – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado de São Paulo (Comesp).

ALESSANDRA RIBEIRO MARTINS – Presidente da Associação do Jongo Dito Ribeiro, de Campinas-SP.

JOYCE DA SILVA FERNANDES – Cantora e professora conhecida como Preta Rara iniciou sua carreira no Rap em 2006, no extinto grupo de Rap feminino Tarja-Preta.

MARIA ANGELA TEODORO – Auxiliar de Enfermagem da Casa de David, instituição sem fins lucrativos, que abriga e cuida de pessoas com deficiência intelectual, física e com autismo.

JULIANA HELENA DELFINO – Presidente da Casa de Cultura Raízes e da Escola de Samba Raízes, coordenadora Geral do Projeto de Contraturno Escolar “Saberes Educativos em Rede” e liderança do movimento negro e de gênero.

ROSMARY CORREA – DELEGADA ROSE – Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina.

HÉLIA DE SOUZA PINTO – FOFÃO – Campeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei nos jogos de Pequim, em 2008.

MARI LAILA TANIOS MAALOULI – vereadora de Peruíbe e advogada.

LUCIANA BARBOSA DE OLIVEIRA SANTOS – Foi prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos. Hoje é Deputada Federal e Presidente Nacional do PCdoB.

ORNELA MARIA ALEIXO – Pastoral da Mulher da Brasilândia.

MARIA APARECIDA DA SILVA BENTO – Coordenadora Executiva do CEERT (Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades); doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, coordenadora do “Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero”, coordenadora do Projeto “Conteúdos, Materiais, Ensino à Distância e Formação de Rede em prol da Diversidade na Educação Infantil”.

STEPHANIE RIBEIRO – Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e integrante do coletivo de escritoras Blogueiras Negras.

Assessoria de Imprensa – Deputada Leci Brandão
Mais informações: (11) 3886-6790 – deputadalecibrandao@gmail.com

Serviço:
Sessão Solene de Outorga da Medalha Theodosina Ribeiro 2015
19 de junho de 2015 – 10h00
Plenário Juscelino Kubitschek
Assembleia Legislativa de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo – SP.
Realização:
Assembleia Legislativa de São Paulo
Iniciativa:
Mandato da Deputada Leci Brandão

*o estacionamento da ALESP está liberado.

 

-+=
Sair da versão mobile