Mel Duarte lança ‘Colmeia,’ livro que celebra 10 anos de carreira

FONTEPor Jéssica Balbino, Enviado para o Portal Geledés
Foto: Enviado para o Portal Geledés pelo autor

Para celebrar os 10 anos de carreira na literatura, Mel Duarte lança, neste dia 19 de novembro – quando comemora também o próprio aniversário – a pré-venda do livro Colmeia, que reúne toda a obra até aqui, com alguns poemas inéditos e também textos celebrativos de Ryane Leão, Preta Ferreira e Emicida. A obra sai pela Philos Editora.

O livro está dividido em capítulos como Pólen, com poemas dos livros Fragmentos Dispersos e Negra Nua Crua, Favo, com poemas publicados em diferentes antologias, revistas, entre outros e Néctar, com poemas inéditos e chega assinada com prefácio da escritora Elizandra Souza. A capa e as ilustrações são da artista Luna Bastos e seguem a estética afrofuturista.

A obra chega então para marcar uma década na carreira de Mel Duarte e encerrar os trabalhos da artista em 2020. “Entendi que estava na hora de fazer um livro comemorativo e que reunisse minha obra até aqui. Noto que eu tinha bastante coisa publicada, espalhada em antologias, revistas, blogs, vídeos e agora é o momento de juntar, organizar e presentear o leitor com essa obra na data de hoje, que é também meu aniversário”, contou.

A junção com a Editora Philos traz, além do livro, diferentes produtos especiais que podem ser adquiridos na pré-venda, como uma bandeira decorativa, licores e cachaça de mel.

“A ideia é que não seja só mais um livro, mas um especial, que é para ser lido, presenteado, sentido. Vamos oferecer não só poesia, mas uma experiência sensorial e cinestésica a partir da literatura”, completou Mel Duarte.

Foto: Divulgação

Sobre Mel Duarte

Mel Duarte nasceu na primavera de 1988 em São Paulo. É escritora, poeta, slammer, produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Também integra a coletiva Slam das Minas SP, batalha de poesias autorais voltada ao gênero feminino. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016) traduzido para o espanhol “Negra Desnuda Cruda” (2018, Espanha) e “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019). No verão de 2020, Mel Duarte publicará o livro “Colméia” pela Casa Philos.

É também autora dos livros infantis “As bonecas da Vó Maria” e “A descoberta de Adriel”, pelo Itaú leia para uma criança.

Em 2016 Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (Campeonato Internacional de Poesia). Em 2017 foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, capital de Angola; e em 2019 foi a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada “Mormaço – Entre outras formas de calor” disponível nas plataformas de música.

Serviço – A pré-venda do livro e mais informações podem ser encontradas no link: https://revistaphilos.com/2020/11/18/pre-venda-colmeia-de-mel-duarte/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

-+=
Sair da versão mobile