Meninas de comunidades pobres desfilam em busca de sonhos no Fashion Business

Enviado por / FontePor Ticiana Giehl, do Terra

Oito meninas de comunidades pobres do Rio de Janeiro realizaram nesta quinta-feira (12) o sonho de desfilar em uma semana de moda no evento Comunidade Fashion, promovido pela organização do Fashion Business, no Rio de Janeiro. Algumas já exercem a profissão, outras ainda estão buscando espaço no acirrado campo das tops. Em comum, o objetivo de ter uma vida melhor. As modelos, que vieram da Rocinha e da Cidade de Deus, entraram na passarela prestigiadas pela primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral. No vídeo de abertura, imagens das localidades onde elas nasceram. Para tanta emoção, o atraso de uma hora foi perdoável.

Iluminadas não só pela oportunidade, mas também pelos focos de luz na passarela negra, as modelos exibiram looks da grife Lix e acessórios das marcas Caleidoscópio, Claudia Arbex, Camila Klein, Francesca Romana Diana e S&B. Na tendência dos fios alisadíssimos e penteados comportados para o inverno, elas usavam os cabelos presos em rabos baixos. O make de olhos esfumaçados em negro, sombra dourada e blush alaranjado valorizava a beleza negra da maioria das meninas. Nas unhas, cinza chumbo metalizado. Vestidas de preto da cabeça aos pés, elas exibiram maxijoias, com destaque para os colares longuíssimos e braceletes. Alguns dos itens já haviam sido exibidos nos desfiles de suas próprias marcas, mas isso não era o mais importante nesta tarde.

A designer Camila Klein fez questão de assitir da primeira fila. Com três looks na passarela, ela elogiou a iniciativa: “é mexer com o sonho, acreditar que todo mundo pode”. “Muitas meninas, no Brasil, são criadas com essa expectativa. Suas mães quiseram ser modelos e não conseguiram, então transferem isso para as filhas”, disse. Para ela, outras semanas de moda deveriam investir em eventos como esse: “leva autoestima para todo o Brasil”.

O objetivo do Fashion Business com o evento foi promover o intercâmbio da cadeia de moda com as comunidades, já que as meninas foram selecionadas por agências das localidades, ampliando assim as perspectivas de entrada no mercado e lançando novos talentos.

Semana de moda carioca

O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.

 

 

 

 

+ sobre o tema

Ilê não fará cortejo de aniversário: ‘racismo institucional’, diz Vovô

Presidente da Liga dos Blocos Afro, Alberto Pitta acusa...

Ronaldo :”Não vou voltar pra Europa, quero ficar no Brasil”

Leia os principais trechos da sabatina de ontem com...

para lembrar

Mary Alice, atriz de ‘Matrix Revolutions’, morre aos 86 anos

A atriz Mary Alice, de "Matrix Revolutions" (2003), morreu...

Por que a cultura nerd odeia as mulheres negras?

De acordo com o anúncio do Cartoon Netwoork ao...

A beleza negra de Odara

“Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara”, canta...
spot_imgspot_img

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=