Meninas de comunidades pobres desfilam em busca de sonhos no Fashion Business

Enviado por / FontePor Ticiana Giehl, do Terra

Oito meninas de comunidades pobres do Rio de Janeiro realizaram nesta quinta-feira (12) o sonho de desfilar em uma semana de moda no evento Comunidade Fashion, promovido pela organização do Fashion Business, no Rio de Janeiro. Algumas já exercem a profissão, outras ainda estão buscando espaço no acirrado campo das tops. Em comum, o objetivo de ter uma vida melhor. As modelos, que vieram da Rocinha e da Cidade de Deus, entraram na passarela prestigiadas pela primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral. No vídeo de abertura, imagens das localidades onde elas nasceram. Para tanta emoção, o atraso de uma hora foi perdoável.

Iluminadas não só pela oportunidade, mas também pelos focos de luz na passarela negra, as modelos exibiram looks da grife Lix e acessórios das marcas Caleidoscópio, Claudia Arbex, Camila Klein, Francesca Romana Diana e S&B. Na tendência dos fios alisadíssimos e penteados comportados para o inverno, elas usavam os cabelos presos em rabos baixos. O make de olhos esfumaçados em negro, sombra dourada e blush alaranjado valorizava a beleza negra da maioria das meninas. Nas unhas, cinza chumbo metalizado. Vestidas de preto da cabeça aos pés, elas exibiram maxijoias, com destaque para os colares longuíssimos e braceletes. Alguns dos itens já haviam sido exibidos nos desfiles de suas próprias marcas, mas isso não era o mais importante nesta tarde.

A designer Camila Klein fez questão de assitir da primeira fila. Com três looks na passarela, ela elogiou a iniciativa: “é mexer com o sonho, acreditar que todo mundo pode”. “Muitas meninas, no Brasil, são criadas com essa expectativa. Suas mães quiseram ser modelos e não conseguiram, então transferem isso para as filhas”, disse. Para ela, outras semanas de moda deveriam investir em eventos como esse: “leva autoestima para todo o Brasil”.

O objetivo do Fashion Business com o evento foi promover o intercâmbio da cadeia de moda com as comunidades, já que as meninas foram selecionadas por agências das localidades, ampliando assim as perspectivas de entrada no mercado e lançando novos talentos.

Semana de moda carioca

O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.

 

 

 

 

+ sobre o tema

No tablado, nos aparelhos ou no tapete vermelho, Simone Biles sempre é medalha de ouro

Para a ginasta Simone Biles, colecionar medalhas parece não ser...

Ludmilla inicia transição capilar: “chegou a hora de ser eu mesma”

A cantora Ludmilla revela que está em transição capilar...

Taís Araújo responde a Otaviano Costa pergunta sobre cabelo

Durante o Video Show ao vivo desta terça-feira, 6,...

para lembrar

Você sabe o que é o estilo “Tomboy”?

Uma das grandes tendências da moda nos últimos tempos,...

Homem confessa racismo contra modelo após concurso, diz polícia

Duas mulheres também são suspeitas do crime, mas não...

Royal Black a Osklen homenageia a cultura negra no São Paulo Fashion Week

Inspirado na cultura afro-brasileira, Oskar Metsavaht, estilista da Osklen,...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=