Mestre de bumba-meu-boi Seu Teodoro morre aos 91 anos

Morreu às 3h20 deste domingo (15) no Hospital Santa Helena, em Brasília, o mestre de bumba-meu-boi Teodoro Freire, mais conhecido como Seu Teodoro. De acordo com informações da assessoria do Centro de Tradições Populares, ele estava com 91 anos e sofria de enfisema pulmonar.

O velório será realizado no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, a partir das 13h deste domingo.

Natural da cidade maranhense de São Vicente Ferrer, Seu Teodoro chegou em Brasília em 1962. Ele trabalhou na Universidade de Brasília (UnB) e, em 1963, abriu o Centro de Tradições Populares, que na época se chamava Sociedade Brasiliense de Folclore. O espaço busca disseminar a cultura do bumba-meu-boi, além de divulgar as festas e danças dessa manifestação da cultura e folclore brasileiro.

A família de Seu Teodoro informou que vai manter o festejo de São Sebastião até 20 de janeiro, mas a festa de aniversário de 49 anos do bumba-meu-boi e tambor-de-crioula será cancelada. “Não há mais clima”, afirmou Guarapiranga Freire, filho de Seu Teodoro.

Em nota, o governo do DF, Agnelo Queiroz, lamentou a morte de Seu Teodoro. “A cultura do Distrito Federal fica mais pobre com a perda do mestre Teodoro. Era um entusiasta, um ícone da cultura brasileira que manteve vivo um pedaço da tradição maranhense, da cultura popular no DF. A continuidade de sua obra é de responsabilidade de todos nós. Meus sentimentos à família e a todos que o admiravam e tiveram a honra de conviver com o Mestre Teodoro.”

A assessoria do GDF informou que o governador em exercício, Tadeu Filippelli, vai comparecer ao velório.

 

Fonte: G1

-+=
Sair da versão mobile