Mestre Lumumba morre aos 77 anos

Benedito Luiz Amauro era um nome nacional da cultura afro e morava na região do Vale do Paraíba

FONTEBand
Mestre Lumumba (Imagem retirada do site Band)

Mestre Lumumba, Babá Ilê do Ilê Omo Aiye, morreu na noite deste sábado (09). A causa da morte ainda não foi informada.

Mestre Lumumba era um nome nacional da cultura afro e morava na região do Vale do Paraíba. Amigos, familiares e admiradores do artista lamentam a sua morte nas redes sociais. 

A cerimônia de despedida ainda será organizada. Não há informações de datas e locais do enterro e velório.

Sobre Mestre Lumumba

Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, conhecido mais tarde como Mestre Lumumba, em homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba, é fazedor de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor. No início da década de 80, lança CAFUNÉ, seu 1º compacto. 

Nesse período conhece Mestre Didi, sacerdote máximo do culto aos ancestrais, que abre a percepção de Lumumba para o mundo dos ritmos e instrumentos afro-brasileiros. Em companhia de Mestre Didi, inicia-se na irmandade dos tambores, vivenciando sua fabricação, sonoridade e história. Em 2020 lança a obra Ifé Bogbo Aiye (Amor para o mundo todo) pelo selo Kalakuta. 

IFÉ BOGBO AIYE são movimentos sonoros perfumados em ervas de cheiro, folhas que curam, incensam, limpam e protegem corporeidades criativas, pérolas negras, culturas banhadas em águas salgadas e doces que formam composições musicais fundamentadas na transculturalidade das múltiplas áfricas em território brasileiro, histórias cantadas aos pés das N’gomas, tambores que saúdam, exaltam e retratam mitologias milenares que perpassam gerações pela oralidade, que ressoam no tempo e espaço dos terreiros de barro batido em terras caboclas.

-+=
Sair da versão mobile