Michel Temer reivindica paternidade da Lei da Ficha Limpa

MÁRCIO FALCÃO

Candidato a vice na chapa presidencial de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB-SP) reivindicou nesta quinta-feira a paternidade do projeto Ficha Limpa. A proposta é uma das principais bandeiras do candidato a vice de José Serra (PSDB), deputado Indio da Costa.

Temer, que é presidente da Câmara, afirmou que foi o “grande patrocinador” do projeto e que teve “a felicidade de fazer tramitar e aprovar” o texto. Em um vídeo postado em seu site, sem citar diretamente Indio, o peemedebista afirma que a proposta assinada pelo democrata não seria aprovada pelo plenário.

“Quando foi apresentado o projeto no final de outubro, começo de novembro, eu deixei que circulasse pela Câmara para ouvir as sensações. A sensação inicial era de muita resistência. Havia certas dificuldades, mas eu disse: olha, vamos criar uma comissão informal. […] Essa comissão informal nomeou o relator do DEM e um outro relator do PHS e eles trouxeram um projeto que não era possível de tramitar no plenário”.

Segundo o vice de Dilma, sem sua articulação e interferência, a proposta não teria saído do papel. “Eu fui à comissão de CCJ [Constituição e Justiça] e fixei um prazo. Formatado esse projeto, eu levei ao plenário que foi aprovado por unanimidade. Tive essa felicidade de ter dois projetos de iniciativa popular aprovados nas minhas gestões e nesse último [ficha limpa] fui o grande patrocinador”, afirmou.

Ontem, Serra afirmou que Indio foi escolhido como vice porque é um “dos líderes da aprovação da Ficha Limpa no Congresso”.

Em entrevista ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, o tucano disse que “seu vice teve sua atuação no Congresso Nacional marcada pelo Ficha Limpa” e provocou dizendo que “se você for pegar também outros vices, do ponto de vista da experiência pública, cada um tem suas limitações”.

Serra sustentou que Indio não foi escolhido de última hora e que ele é preparado para o cargo. “Eu só sei que o meu vice, jovem, ficha limpa, preparado, com muita vontade, e do Rio de Janeiro, é um vice adequado. Eu me sinto muito bem com ele”, disse.

Fonte: Folha

-+=
Sair da versão mobile