Mico internacional: Embaixada da Itália desmente capa da Veja sobre Lula

FOTO: ADRIANO MACHADO/LATINCONTENT/GETTY IMAGES

Em sua mais recente manchete de capa, a revista inventou que o ex-presidente teria um “plano secreto” de pedir asilo à Itália como forma de evitar a prisão; embaixada do país europeu divulgou nota desmentindo todas as informações, inclusive a foto que foi utilizada

Da Revista Fórum 

Depois de ter inúmeras reportagens desmentidas por pessoas e empresas no Brasil, a revista Veja foi, nesta sexta-feira (25), acusada pela Embaixada da Itália de divulgar informações inverídicas.

A capa da revista divulgada nesta quinta-feira (24) trás a seguinte manchete: “O plano secreto de Lula para evitar a prisão: pedir asilo à Itália e deixar o Brasil”.

Na reportagem, os jornalistas da revista da editora Abril afirmam que o ex-presidente estaria conversando com diplomatas italianos pois sua família teria dupla cidadania no país, o que facilitaria o pedido de um asilo sob a alegação de perseguição política.

Não durou nem 24 horas para que a resposta da Embaixada, divulgada por meio de nota, viesse à tona.

Confira abaixo a nota traduzida:

“Em relação à matéria “O plano secreto” publicada na última edição da revista Veja, a Embaixada da Itália declara:

1. As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas.

2. Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente. O Embaixador Trombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático.

3. Na conversa telefônica citada, foi dito ao jornalista que não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes.”

 

-+=
Sair da versão mobile