Milhares marcham em Ferguson contra a violência policial nos EUA

A violência policial nos EUA

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado nas ruas de Saint Louis, no estado norte-americano do Missouri, para protestar contra o racismo e a violência policial em memória de um jovem negro assassinado em agosto passado por um policial branco na cidade de Ferguson.

Os manifestantes, cerca de 5.000 segundo a reportagem da AFP, levaram cartazes com frases como “Justiça para todos” e “A vida dos negros também importa”.

Mulheres levavam uma grande bandeira branca em que haviam pregado papéis em forma de mãos e de corações coloridos como forma de solidariedade a outras mães que perderam filhos para a repressão policial de Ferguson, na periferia de Saint Louis – onde o jovem negro Michael Brown, de 18 anos, foi assassinado no último 9 de agosto.

A polícia argumenta que Brown foi morto em legítima defesa pelo agente Darren Wilson, que teria sido atacado pelo adolescente numa tentativa de roubar-lhe sua arma. Testemunhas afirmam, contudo, que o jovem estava desarmado e que foi baleado enquanto estava com as mãos para o alto.

As manifestações, que ocorreram durante o que tem sido chamado de “fim de semana de resistência” e “outubro em Ferguson”, começaram nesta sexta-feira e ocorrerão durante quatro dias.

Diferentes gerações caminharam por 19 quilômetros entre as cidades de Ferguson e Saint Louis.

“Aqui as pessoas são tranquilas e respeitosas. Foi uma boa caminhada”, escreveu o chefe da polícia de Saint Louis, Sam Dotson, em sua conta no Twitter.

Cerca de 200 manifestantes seguiram até o quartel geral da polícia de Ferguson, cercado por 50 homens.

Nesta semana novos protestos ocorreram em Ferguson após a morte de outro jovem negro, também baleado por um policial, a alguns metros do local onde Michael Brown foi abatido.

Segundo a polícia, o jovem, de 18 anos, disparou primeiro contra o policial, que não estava em serviço.

 

Fonte: EM

-+=
Sair da versão mobile